Escola de Carmópolis passa a ser em tempo integral

(Foto: Agência T. Dantas)

Foi com alegria e sensação de dever cumprido que a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT), levou aos estudantes da Escola Municipal Darci Barbosa Dantas, no bairro Feijão Andu, o Programa Mais Educação. A solenidade aconteceu no último dia 30, e contou com  a participação de professores e pais de alunos.

A partir desta data, a escola – que atende uma das maiores demandas do município de Carmópolis – será em tempo integral. “Nossa proposta é ampliar o turno integral para toda a rede. Só neste colégio, 378 estudantes serão beneficiados”, explicou a prefeita.

O Mais Educação iniciou em Carmópolis no ano passado, quando a prefeitura aderiu ao programa, que é do governo federal. Existia uma seleção que foi feita de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): escolas de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola em 2009; localizadas em territórios de vulnerabilidade social e unidades situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes. Neste contexto, foram selecionadas as escolas Darci Barbosa Dantas e a Maria Carmem Leite Alves.

Segundo a secretária de Educação Alda Verônica de Góes, existe uma proposta do governo municipal de tornar as unidades de ensino efetivamente de tempo integral. “Temos avançado consideravelmente na gestão da prefeita Esmeralda. Colocar o Programa Mais Educação em prática, significa preparar um novo futuro para alunos que vivem em situação de risco”, frisa a secretária.

Alda Verônica explica ainda que a seleção foi baseada em dois critérios fundamentais. A Escola Darci Barbosa tem uma infraestrutura adequada e vários  alunos em situação de  vulnerabilidade social, passando a oferecer no inicio do ano letivo de 2012, no horário oposto e com recursos próprios, as oficinas de letramento em Português, Matemática, Informática Educativa, Teatro, Futsal, Artes e Ginástica Rítmica.

Com a implantação do programa, as duas unidades de ensino passam a adotar uma jornada diária de sete horas, oferecendo além das aulas no turno regular, as oficinas pedagógicas no turno contrário, disponibilizadas pelo programa e escolhidas pela escola. São elas: Teatro, Pintura, Canto Coral, Campos do Conhecimento, Futsal, Banda Fanfarra, Laboratórios, Feiras e Projetos Científicos, ampliando o leque de oficinas.

Além de monitores capacitados e materiais didáticos de qualidade, cada estudante recebe três refeições balanceadas por dia, garantindo assim melhores condições para o aprendizado.

Entrega de netbooks

Além dos benefícios do Mais Educação, os alunos da Escola Darci Barbosa foram completados com um netbook doado pela Prefeitura de Carmópolis, através do programa Teclando o Futuro. Os equipamentos, adquiridos com recursos do município, serão utilizados como ferramenta no desenvolvimento das atividades pedagógicas nas aulas regulares e nas oficinas do programa.

“Fico feliz em participar deste projeto e, principalmente, de dividir esta gestão com a prefeita Esmeralda, que tem mudado os rumos da educação em nosso município”, ressaltou Ivanaide Magalhães, diretora da escola.

“Este projeto será de grande importância para Carmópolis e trará benefícios significativos para os alunos que irão aproveitar novos espaços e tempos de aprendizagem, além de resgatar a auto-estima e prepará-los para o exercício pleno da cidadania”,  afirmou Maria de Lourdes da Silva Santana, coordenadora municipal do Programa Mais Educação.

Fonte: Agência T. Dantas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais