Fapitec atrasa recursos para bolsistas irem a eventos internacionais

Aprovados em edital da Fapitec não receberam recursos para viagem (Imagem: Reprodução/Edital Fapitec)

Estudantes e professores que participam de projetos científicos estão passando por apuros. Os bolsistas de pesquisa, assim como orientadores, estão sem receber os recursos referentes à etapa II do edital 03/2017, que prevê concessão de auxílios para participação em eventos científicos e tecnológicos no Brasil e exterior.

Um professor e um aluno denunciaram ao Portal Infonet a situação. Os valores deveriam ter sido pagos pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). No entanto, não há previsão para entrega do dinheiro aos pesquisadores, e a apresentação dos mesmos em Congressos está ameaçada.

Renan e Milson estão com recursos atrasados (Foto: Portal Infonet)

O estudante de pós-graduação Milson Barbosa, que teve seu projeto contemplado a participar de um evento em Portugal, pode acabar perdendo a oportunidade por conta dos atrasos. “No meu caso, a apresentação dos resultados da minha pesquisa será em setembro, em Portugal, mas até o momento não tenho uma posição sobre quando vou receber. Queremos ter uma posição em relação ao repasse. São eventos científicos, se eu não receber a bolsa, não tenho como ir. O evento é em Portugal”, lamentou.

Renan Tavares, professor, precisou tirar dinheiro do próprio orçamento para bancar a viagem no mês de maio. “No meu caso, seria como um reembolso, pois eu já viajei. Não somos só nós, tem outras pessoas também. Estava na expectativa de receber, mas só afirmaram que os recursos estavam retidos na Secretaria da Fazenda, que eles existem, mas não há previsão. É só o que a gente escuta”, criticou.

Conforme o edital, seriam disponibilizados, para bancar os custos, o valor de R$5 mil para cada um.  Os itens financiados são as passagens, diárias, taxa de inscrição no evento, impressão de banner ou pôster, deslocamento (táxi e ônibus) e eventuais tarifas bancárias.

A Fapitec informou que aguarda o repasse financeiro da Secretaria da Fazenda para que o auxílio seja pago. Nossa equipe procurou a Sefaz, que prometeu averiguar o caso e dar uma resposta. A Sefaz, por sua vez, disse que há uma previsão de pagar boa parte da dívida, e talvez toda ela, na próxima semana.

Por Victor Siqueira

*Matéria alterada às 08:14 do dia 27 de julho para acréscimo de manifestação da Sefaz
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais