Inep realiza renovação de reconhecimento do curso de medicina da UFS

A visita ocorre até esta terça-feira, 19 (Foto: HU/Ebserh)

Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, estão nesta semana realizando a renovação de reconhecimento do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A avaliação, realizada periodicamente, classifica os cursos em uma escala de 1 a 5, e é feita pela Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES). Uma das etapas é a visita ao Hospital Universitário da UFS, o campo de prática dos discentes do curso.

A visita ocorreu na segunda, 18, e nesta terça-feira, 19, deixando na superintendente do hospital, Angela Silva, a expectativa de um resultado positivo.

“Na última avaliação, tivemos uma nota 3. De lá para cá, o hospital passou por uma reestruturação importante, tanto em estrutura física como na qualidade de atendimento, e isso repercute no ensino e pesquisa. Essa melhora progressiva deve ser traduzida por meio dessa avaliação externa, que poderá comprovar a evolução do curso de Medicina”, pontuou a gestora.

Angela aproveitou para enfatizar o empenho do Departamento de Medicina no fortalecimento o curso. “Quero destacar a relevância do Departamento de Medicina, que faz um trabalho hercúleo, com a colaboração dos professores e comandado com maestria pela professora Karla Resende e equipe”, comentou.

O reconhecimento do curso é uma condição necessária para validar nacionalmente os diplomas emitidos pela instituição. A renovação do reconhecimento precisa ser solicitada pela instituição de ensino a cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A programação engloba recebimento de documentação, reuniões com os coordenadores, internato, núcleo docente, preceptores, além de visita às diversas instalações do Campus da Saúde, que estão sendo avaliadas pela doutora Vilma Mendoza e pelo doutor Flávio Oliveira, ambos da Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior.

Vilma Mendoza explicou que, até que seja divulgada a avaliação pelo Inep, não pode antecipar o resultado da visita. “Essa é uma visita de avaliação feita por uma comissão designada pelo Inep para verificar as condições de oferta do curso de Medicina da UFS. Não podemos adiantar os resultados por enquanto, o que posso dizer é que já fizemos a análise dos documentos, estamos analisando a produção do copo docente e vamos elaborar um relatório para enviar ao Inep, que dará o resultado final dessa avaliação”, informou.

Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais