Serão ofertadas 214.110 bolsas de estudo na rede privada de ensino superior (Foto: divulgação) |
Mais uma forma de ingresso no ensino superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas, para estudantes egressos do ensino médio da rede pública, ou da rede particular na condição de renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
As inscrições para o Prouni 2017 devem ser feitas exclusivamente pela internet (http://prouniportal.mec.gov.br), entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. O candidato inscrito no Sisu 2017 também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos, desde que atenda aos critérios do programa.
No primeiro semestre deste ano, o Sisu e o Prouni adotaram o Enem de 2016 como critério para seleção dos candidatos. Serão ofertadas 214.110 bolsas de estudo na rede privada de ensino superior apenas na primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos.
Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.
Desse modo, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.
Fies
O Programa Universidade para Todos tem também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pelo bolsa do programa.
As inscrições para seleção do Fies 2017 deverão ser feitas exclusivamente por meio da internet (http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao), no período de 6 a 9 de fevereiro.
Podem solicitar o financiamento os candidatos pré-selecionados no processo seletivo do Fies em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam às demais exigências estabelecidas nas normas do Fies para essa finalidade.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B