Seduc alinha ações pedagógicas para o quadriênio 2019-2022

Desafios, metas e objetivos da gestão da Educação para os próximos quatro anos estão sendo construídos coletivamente pelas equipes dos Núcleos e Serviços do Departamento de Educação (Foto: Eugênio Barreto)

Em reunião de trabalho realizada nesta quarta-feira, 16, o Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DED/Seduc) recebeu contribuições e discutiu, com todos os técnicos e coordenadores dos Núcleos e Serviços internos, o planejamento de ações, metas e objetivos para o quadriênio 2019-2022.

Norteador das ações pedagógicas da pasta, o planejamento em construção coletiva pelo DED está alinhado ao Plano Estadual de Educação (PEE) e ao Plano de Governo proposto pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, para a área educacional, elencada como prioridade da gestão recém iniciada.

Diretora do Departamento de Educação da Seduc, a professora Ana Lúcia Lima Muricy explica que, de forma geral, o planejamento está estruturado em quatro eixos: busca ativa escolar, para garantir que nenhuma criança e adolescente em idade escolar fique fora da escola; redimensionamento da oferta educacional da Rede Estadual de Ensino, com vistas à otimização de recursos humanos e financeiro; aprendizagem e fluxo escolar; e Currículo de Sergipe.

“Para alcançarmos êxito em cada um desses eixos norteadores, elencamos uma série de desafios identificados por nossos técnicos em cada uma das áreas de atuação do Departamento de Educação e, a partir disso, coletivamente, traçamos metas, estratégias e prazos a serem cumpridos ao longo dos próximos quatro anos”, afirmou a professora Ana Lúcia.

Dentre os desafios a serem superados, a diretora do DED destacou a implementação do Currículo de Sergipe para o Ensino Fundamental e a construção do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, além da implementação de ações efetivas que minimizem os índices de reprovação e abandono escolar e possam corrigir a distorção idade/ano/série dos alunos da Rede Estadual de Ensino.

Na prática

Algumas estratégias do planejamento traçado pelo Departamento de Educação da Seduc já estão em execução, como a elaboração da proposta de reorganização da oferta de vagas em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, que visa ao redimensionamento da oferta educacional em todos os níveis e modalidades. Nessa frente de trabalho atuam, de forma articulada, técnicos dos departamentos de Recursos Humanos e de Educação da Seduc, em parceria com as secretarias municipais de Educação.

Desenvolver ações, programas e projetos para a melhoria dos índices educacionais da Rede Estadual de Ensino, assegurar a aprendizagem dos estudantes e a melhoria do fluxo escolar, e contribuir para a promoção do alcance do IDEB estabelecido no Plano Estadual de Educação 2015-2025.

Essa é meta geral do terceiro eixo. Para atingi-la, explicou a professora Ana Lúcia Lima, o DED planejou uma série de ações, como os estudos de intensificação da aprendizagem, o acompanhamento pedagógico nas turmas dos diferentes níveis e modalidades de ensino, e a implantação do Programa Estadual para Correção de Fluxo Escolar no Ensino Fundamental.

Para discutir e construir estratégias de atuação para atingir as metas propostas, técnicos do DED veem discutindo, conjuntamente, há algumas semanas. O resultado dessa dessas discussões e construções coletivas foi apresentado nesta reunião, oportunidade em que cada Serviço e Núcleo do departamento apresentou suas colaborações ao planejamento geral da pasta.

O Departamento de Educação funciona como órgão operacional da Seduc, estruturado com subunidades orgânicas, denominadas Serviços e Núcleos, vinculados diretamente à sua Direção, para melhor articulação e atendimento às necessidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Direitos Humanos.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais