UFS e Bombeiros simularão incêndio para treinar equipes no campus

Simulação acontecerá na quarta-feira (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Universidade Federal de Sergipe UFS), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realizará na manhã da próxima quarta-feira, 21, uma simulação operacional de incêndio no prédio da reitoria, na Cidade Universitária, em São Cristovão.

Durante o teste, que simulará um incêndio no arquivo da Dired, no Departamento de Administração Acadêmica (DAA), serão testados e avaliados os procedimentos de atendimento das equipes da UFS e do próprio Corpo de Bombeiros.

Com início previsto para as 9h, a atividade envolverá 30 servidores da universidade que foram treinados quanto a primeiros socorros e prevenção de incêndios, 10 pessoas que serão classificadas como vítimas e 143 pessoas que serão evacuadas dos diversos setores do prédio da reitoria.

Do Corpo de Bombeiros, serão deslocadas para atendimento da ocorrência duas unidades de resgate, uma de auto busca e salvamento, um auto bomba tanque, uma caminhonete e um VTR GOL, num total de 20 profissionais, além da equipe de coordenação.

A simulação

As equipes envolvidas iniciarão a montagem do cenário às 7h30. Às 9h ocorrerá o acionamento da máquina de fumaça no arquivo da Dired. Um funcionário do setor iniciará o combate ao incêndio e, em seguida, acionará a equipe de emergência. Haverá a solicitação de socorro ao CIOSP-193 e a posterior chegada das equipes do Corpo de Bombeiros ao local do fogo.

Ao chegar, os bombeiros isolarão a área externa do prédio da reitoria, será acionada a sirene instalada no prédio para a evacuação da área e todos os servidores inscritos para deixar o prédio poderão sair. Os demais devem permanecer em seus setores, seguindo com suas atividades normais, e evitando o trânsito no local da simulação.

Ao todo, 10 vítimas da simulação de incêndio serão atendidas e transportadas pelos bombeiros, entre queimados, vítimas de mal súbito, desmaio, parada cardiorrespiratória e fratura. Um grupo de alunos do curso de Teatro da universidade, com orientação de professores, será responsável pela maquiagem que caracterizará as vítimas e montagem do cenário.

A simulação de incêndio tem término previsto para as 10h.

Com informações da Ascom da UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais