UFS e Bombeiros simularão incêndio para treinar equipes no campus

0
Simulação acontecerá na quarta-feira (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Universidade Federal de Sergipe UFS), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realizará na manhã da próxima quarta-feira, 21, uma simulação operacional de incêndio no prédio da reitoria, na Cidade Universitária, em São Cristovão.

Durante o teste, que simulará um incêndio no arquivo da Dired, no Departamento de Administração Acadêmica (DAA), serão testados e avaliados os procedimentos de atendimento das equipes da UFS e do próprio Corpo de Bombeiros.

Com início previsto para as 9h, a atividade envolverá 30 servidores da universidade que foram treinados quanto a primeiros socorros e prevenção de incêndios, 10 pessoas que serão classificadas como vítimas e 143 pessoas que serão evacuadas dos diversos setores do prédio da reitoria.

Do Corpo de Bombeiros, serão deslocadas para atendimento da ocorrência duas unidades de resgate, uma de auto busca e salvamento, um auto bomba tanque, uma caminhonete e um VTR GOL, num total de 20 profissionais, além da equipe de coordenação.

A simulação

As equipes envolvidas iniciarão a montagem do cenário às 7h30. Às 9h ocorrerá o acionamento da máquina de fumaça no arquivo da Dired. Um funcionário do setor iniciará o combate ao incêndio e, em seguida, acionará a equipe de emergência. Haverá a solicitação de socorro ao CIOSP-193 e a posterior chegada das equipes do Corpo de Bombeiros ao local do fogo.

Ao chegar, os bombeiros isolarão a área externa do prédio da reitoria, será acionada a sirene instalada no prédio para a evacuação da área e todos os servidores inscritos para deixar o prédio poderão sair. Os demais devem permanecer em seus setores, seguindo com suas atividades normais, e evitando o trânsito no local da simulação.

Ao todo, 10 vítimas da simulação de incêndio serão atendidas e transportadas pelos bombeiros, entre queimados, vítimas de mal súbito, desmaio, parada cardiorrespiratória e fratura. Um grupo de alunos do curso de Teatro da universidade, com orientação de professores, será responsável pela maquiagem que caracterizará as vítimas e montagem do cenário.

A simulação de incêndio tem término previsto para as 10h.

Com informações da Ascom da UFS

Comentários