Evento contou com o técnico paraesportivo Eduardo Leonel (Foto: Seed) |
O Centro de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, através do projeto de Paratletismo, realizou nesta terça-feira, 12, no parque da Sementeira, em Aracaju, um workshop com o técnico paraesportivo Eduardo Leonel.
Os paratletas ouviram do treinador informações coletivas e individuais sobre o ajuste de cadeiras de competição, confecção de luvas de esparadrapo, posição de largada, o contato das mãos com o aro, o impulso, o rendimento e o desenvolvimento.
“São mais de 10 anos na modalidade. A corrida de cadeiras de rodas é muito valorizada nas maiores competições. O Nordeste tem um potencial muito grande, e o intercâmbio de informações é muito importante para aprender, divulgar e colher informações”, avaliou Eduardo Leonel, treinador octacampeão da São Silvestre e coordenador do projeto FastWheels, da cidade de Santos.
Por não ter uma literatura vasta sobre o assunto, o técnico explicou que os paratletas sergipanos devem pesquisar sempre e levar as dúvidas para os professores, com o intuito de que cada vez mais aprofunde a técnica.
Eduardo Leonel destacou que a força é importante, mas a técnica é fundamental, além de o paratleta tentar buscar sempre a autonomia na cadeira de rodas e verificar que há muita diferença da cadeira de uso para a cadeira de competição.
Reconhecimento
O aluno e paratleta do colégio Vitória de Santa Maria, Daniel Vitor Souza, reconhece que encontros como o workshop melhoram a técnica. “Fui levado ao grupo de esporte por um colega e hoje quero me superar. Encontros como este são muito importantes para meu rendimento e melhoria da técnica”, avaliou.
Investimentos e Medalhas
Nos últimos Jogos Paraolímpicos Escolares ocorridos em novembro de 2015, na cidade de Natal (RN), a delegação sergipana desembarcou em Aracaju trazendo na bagagem o título de 2º lugar do Nordeste e 8º do ranking nacional em paratletismo escolar. Na natação, os atletas paraolímpicos escolares ficaram na 17ª posição nacional.
Conforme o ranking do paratletismo, Sergipe ficou com 145 pontos na competição, perdendo no Nordeste apenas para a Paraíba, com 235 pontos. São Paulo está no topo da lista dos estados, com 330 pontos, seguindo de Santa Catarina, com 281.
Para o coordenador do projeto de Paratletismo do Centro de Esportes da Seed, Antônio Ferreira de Melo Junior, os investimentos realizados pelo Governo de Sergipe, a exemplo da cessão de cadeira de competição e da participação dos paratletas em competições nacionais, têm sido uma mola propulsora para que o Estado cresça nacionalmente na modalidade. “É muito importante o investimento e os paratletas tendem a superar suas marcas”, afirmou.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B