Atletas paraolímpicos quebram recordes mundiais em Porto Alegre

 
O nadador André Brasil e o velocista Odair Ferreira dos Santos são os novos recordistas mundiais das provas de 50 metros livres e 10 mil metros, em suas respectivas categorias. As marcas foram alcançadas hoje, segundo e último dia da terceira etapa do Circuito Paraolímpico Loterias CAIXA de Atletismo e Natação, no complexo esportivo da PUC, em Porto Alegre (RS).

 

André completou a prova em 00:24:64, batendo o recorde mundial anterior de 00:24:71.Bastante emocionado, disse que hoje é “seu dia”. “Conquistei algo inacreditável para mim”, afirmou o nadador carioca, esperança de medalha para o Brasil no Mundial de Natação da África do Sul, em novembro. “Esse título me deixa ainda mais motivado e confiante. Na África, quero melhorar meus tempos e garantir uma vaga para o Brasil nas Paraolimpiadas de Pequim em 2008. E em janeiro do ano que vem já começo a treinar para o Parapan do Rio, onde terei minha família me assistindo e torcendo”, contou.

 

O feito de Odair também emocionou o público presente no Circuito, realizado pelo segundo ano consecutivo pelas Loterias. O novo recorde mundial nos 10.000m é do brasileiro, com 31:39:89. Há menos de 15 dias, Odair participou do Mundial de Atletismo em Hassen, na Holanda, de onde voltou com três medalhas (ouro, prata e bronze), além de garantir uma vaga para o país em Pequim. “Fisicamente eu sabia que tinha condições de alcançar essa marca, mas não esperava fazer isso hoje”, declarou. “Esse título é importantíssimo para mim, inesquecível.”. Ainda este mês, Odair participa do Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo”, no qual vai disputar com corredores sem qualquer tipo de deficiência.

 

A pista de atletismo da PUC ainda consagrou outro brasileiro velocista, o piauiense Antonio Delfino, que venceu dois Superdesafios no fim de semana. Delfino venceu os melhores velocistas paraolímpicos do mundo, três deles norte-americanos, em diferentes categorias, nas provas de 100 (ontem, em 11:49) e 200 metros (hoje, com o tempo de 22:32). “São resultados muito importantes, estou muito feliz. O melhor é superar a si mesmo e ver que o esporte paraolímpico cresce cada vez mais”, afirmou o campeão. Na disputa de hoje, o segundo lugar foi garantido pelo corredor brasileiro Pedro César, que completou a prova em 22:36.  

 

Outro destaque no esporte foi a velocista Terezinha Guilhermina, que leva para casa três medalhas de ouro, nos 100m, 200 e 400m. A atleta, outra medalhista na Holanda, ganhou todas as provas que disputou no Circuito até hoje.

 

PATROCÍNIO
O CPB conta com a fiel parceria das Loterias CAIXA desde a Paraolimpíada de Atenas em 2004. O objetivo do Circuito é qualificar os atletas para que, nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, a equipe possa superar o excelente resultado de Atenas, de onde trouxe 33 medalhas, 14 de ouro.

 

As Loterias CAIXA repassaram ao CPB, este ano, R$ 3,8 milhões para a realização do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, repasse de bolsa a 15 atletas por intermédio do Programa Loterias CAIXA Atletas de Alto Nível e ajuda de custo na participação de equipes brasileiras em competições mundiais.

 

As ações têm o objetivo de reafirmar o papel das Loterias Federais como incentivadoras de causas sociais, promovendo a valorização da diversidade e o resgate da cidadania de milhares de atletas portadores de deficiência. Além do patrocínio oficial, as Loterias CAIXA também repassam 2% do total que arrecadam com a venda de apostas para instituições ligadas ao esporte olímpico e paraolímpico.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais