Mesmo sem convencer, pelo menos nos dois primeiros jogos, apesar de ter conquistado a classificação para a próxima fase do mundial da Alemanha, vencendo as duas partidas, contra a Croácia e Austrália, a seleção brasileira volta a campo hoje desta feita para enfrentar o Japão e definir quem é o primeiro colocado do seu grupo. Com seis pontos, basta para o Brasil um empate que garante a primeira colocação. Independente de ser primeiro ou segundo colocado, o Brasil deve enfrentar nas oitavas-de-final Itália ou República Tcheca, que vão se enfrentar pelo grupo E. Contudo a equipe de Gana, que pega os Estados Unidos, ainda sonha com uma vaga nas oitavas-de-final e também pode ser adversária do Brasil. Para conquistar a vaga, Gana tem que vencer os americanos, passar a contar com os quatro pontos e torcer por uma derrota da República Tcheca, que ficaria com os seus três pontos. Assim, Gana pegaria o Brasil caso sejamos os primeiros colocados. A verdade é que nem mesmo a Itália tem presença garantida na próxima fase, mas depende só de um empate para continuar no mundial.
Bom, mas o Brasil entra em campo e o treinador Parreira ainda não tinha definido quem eram os 11 titulares, pois alguns jogadores a exemplo de Cafu, Emerson e Ronaldo estão com um cartão amarelo e outro pode deixá-lo de fora da partida das oitavas-de-final. Especulava-se até a noite de ontem que Parreira estaria disposto a deixar de fora pelo menos Cafu e Émerson, além de Adriano, acreditando que Ronaldo não pegaria o segundo amarelo, porque ele precisa de ritmo de jogo e por isso não sacaria do time. Para o treinador, não é o fim do mundo ficar sem um jogador considerado titular na próxima partida que agora passa a ser degola – perdeu vem embora. Parreira acredita que tem jogador a altura dos titulares no banco de reserva e por isso seria fácil promover a substituição. Mas além de Brasil e Japão, temos Austrália e Croácia buscando a classificação. Ninguém no grupo está eliminado e por isso os dois jogos têm muita importância.
Ontem tivemos mais quatro jogos encerrando assim, em seus grupos, a fase inicial e definindo os primeiros e segundos colocados. A seleção de Portugal entrou em campo sob o comando do treinador Scolari e saiu com mais uma vitória de 2×1 sobre o México e garantindo a primeira colocação. Com a vitória, Scolari passa a ser o único treinador do mundo a conquistar 10 vitórias seguidas em mundiais. Ele venceu os sete jogos no mundial do Japão e Coréia com o Brasil e agora mais três. Quem também deve bater um recorde logo mais é o Brasil, caso saia de campo com mais uma vitória. Também passa a ser a única seleção do mundo a conquistar 10 vitórias seguidas em mundial. Cafu também pode entrar no livro dos recordes se entrar em campo, faria a décima oitava partida em mundiais. A verdade é que Cafu, que não quer ficar de fora do jogo, tem outros recordes para bater ainda neste mundial.
Por Raimundo Brito