Sub-18 do Confiança perto do tetracampeonato

0
(Foto: Ascom/Confiança)

Vitória, uma palavra importante no dicionário do futebol. Significa conquistar desafios, vencer e convencer, mostrar que é bom de bola. No caso de um clube, é preciso cultivar este sentimento desde os primeiros passos de um atleta. É ai onde está o diferencial da Associação Desportiva Confiança. Nos últimos anos, a base proletária vem se destacando, graças ao apoio da diretoria e do conselho do clube.

A maior prova deste investimento vai acontecer nesta quinta-feira, dia 26, no Estádio Lourival Baptista. A equipe sub-18 do Confiança está a uma vitória do Campeonato Sergipano de Futebol da categoria. Com a conquista, os garotos conseguem um feito inédito para o time do Bairro Industrial: o tetracampeonato. Com a derrota – a primeira em todo o torneio – para o River Plate em Carmópolis na última segunda-feira, o título será confirmado na partida contra o Olímpico de Itabaianinha com uma rodada de antecedência.

O trabalho, iniciado desde a formação do grupo que participou da Copa São Paulo, contou com a participação de João Carlos Nascimento. O técnico do sub-18 conseguiu montar uma boa equipe, mesmo com alguns problemas. “Parte do que está conosco agora participou da disputa em Leme. Todos entenderam que é preciso empenho e comprometimento neste processo, a fim de obter um melhor resultado o mais rápido possível”, declara.

Para o líder da equipe, já no primeiro jogo no campeonato (empate de 1 a 1 com o Guarany no Batistão), os garotos entenderam que é necessário o esforço de cada um. “A partir dai as coisas foram acontecendo de forma natural. A equipe foi encaixando, mesmo com alguns problemas”, explica o treinador.

Preparação dos jovens proletários

Outro ponto positivo para a conquista foi a preparação física e psicológica do grupo. O preparador físico da base, Adelmax Pedral Cruz, é responsável pos esta área. “Este é um trabalho inovador em todo o estado. Para ser um bom atleta, saber jogar bola apenas não é suficiente. É preciso que o jogador saiba o que ocorre com o corpo”, comenta o profissional, que tem especialização em fisiologia do exercício.
Trabalhando desde o fim de janeiro, Adelmax realiza algumas palestras para os atletas da base. “Já falei sobre a fisiologia voltada ao futebol, os suplementos, entre outros assuntos. Tudo isto é importante para o desempenho dos garotos na atividade”, pontua o preparador físico. Ele considera esta preparação uma vitória extra para o clube azulino.

Apoio da diretoria e do conselho

A vitória do Confiança na base também é resultado do apoio dado pela diretoria e conselho do clube. Segundo o Vice-Presidente Administrativo e Diretor de Base, Fernando Andrade, a vitória dos garotos é fruto de um trabalho continuado. “Planejamos tudo de forma minuciosa. No primeiro momento, preparamos a estrutura, a fim de dar uma melhor formação dos atletas. A partir daí o trabalho foi fluindo”, lembra. Ele também classifica a comissão técnica como fundamental para a vitória inédita.

“Temos a grande contribuição do técnico João Carlos que incentiva a garotada. A nossa defesa vem obtendo sucesso. Em 16 jogos do campeonato, só levamos 5 gols. Temos um grupo de atletas unidos com o objetivo no campeonato”, elogia Fernando. Para o assistente técnico, Jadir Damascena, conhecido como “Carioca”, o incentivo dado pela diretoria do Confiança faz toda a diferença.

“Depois da chegada de Fernando Andrade e da somação de esforços dos conselheiros e diretoria, tudo vem acontecendo conforme as expectativas. Os bons resultados obtidos pelos garotos demonstram o trabalho de união”, diz Carioca, que atua na preparação da base proletária há 5 anos. Confiante, o assistente prevê um futuro de alegrias para o clube. “Atualmente temos garotos novos, nascidos entre 1994 e 1996. Durante os próximos três anos vamos ter sucesso no juvenil proletário”, confessa.

Base: futuro do clube

Muitos jogadores do futebol brasileiro deram início a brilhante carreira de sucesso em times juniores. E este é o primeiro investimento dos grandes clubes. E na é diferente com o Confiança. No mês de janeiro, os azulinos foram classificados pelo site “Olheiros.Net” como uma das melhores equipes de base do Brasil.

Na opinião de Carioca – revelado pela base do Confiança no início dos anos 70 – grandes craques surgem a partir das categorias juvenis. “Fui profissionalizado aqui. Depois passei por outros clubes e hoje estou na comissão da base do Dragão. Espero que tudo que ocorreu comigo possa acontecer com outros atletas. A garotada tem qualidade e pode conseguir”, analisa.

O diferencial da base do Confiança está na qualidade de formação dos atletas. Adelmax já atuou em outros locais como preparador físico e elogia o empenho da diretoria azulina para com a base. “Nossa base é a mais bem estruturada do estado. O trabalho se deve a confiança de toda a diretoria que nos oferece as melhores condições de atuação. A tendência é só uma: ser tetracampeão sergipano no sub-18 e buscar um excelente desempenho na Copinha em 2013”, celebra.

Este bom resultado será coroado nesta quinta-feira, a partir das 18h30 no Estádio Lourival Baptista. O sub-18 do Confiança recebe o time do Olímpico de Itabaianinha. Com a vitória, já comemora o tetracampeonato sergipano. No próximo domingo, os garotos proletários enfrentam o Socorrense e encerram a participação vitoriosa. A torcida está convocada a chegar mais cedo no Batistão, a fim de comemorar mais uma conquista azulina.

Fonte: Ascom/Confiança

Comentários