Coube ao professor Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, a missão de abrir como palestrante, o V Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras – V ENPH-IESB, que se realiza no Hotel Parque dos Coqueiros em Aracaju entre os dias 27 e 29 de julho.
Manoel Luiz deu as boas vindas aos participantes do evento e falou sobre os objetivos do Encontro, que não é outro senão, reduzir a distância entre aqueles que praticam o esporte e aqueles que detêm o conhecimento cientifico e a forma para aprimorar essa prática esportiva, que são os professores universitários. “Os atletas têm o potencial técnico, a força física e o dom, para a prática do esporte. Os professores detêm os métodos científicos e pedagógicos. A união desses fatores, contribui de forma decisiva, para o desenvolvimento do esporte”, disse Manoel Luiz.
No decorrer da sua palestra, Manoel Luiz disse que foi sempre um sonho da Confederação Brasileira de Handebol poder unir esses fatores. Em 2002, quando foi realizado o I Encontro, em Praia de Leste-PR, alí estava sendo plantada a semente, para o sucesso dos Encontros, que vêm se repetindo com sucesso a cada ano.
Este ano em Aracaju, além do tema principal que é “O Ensino e a Prática do Handebol na Escola”, um assunto que vai despertar o interesse dos participantes é a criação da Escola Nacional dos Técnicos de Handebol, um antigo projeto da CBHb, que ao que tudo indica, agora deve sair do papel e se transformar em realidade.
O Handebol de Areia, por ser um assunto atual e a única modalidade do Handebol, que deu ao Brasil medalha ouro como campeão mundial na Alemanha é um assunto que também desperta o interesse e a palestra dos professores Cláudia Monteiro e Antonio Guerra Peixe, marcada para sábado às 14:30 horas, está sendo aguardada com, grande expectativa, por parte dos 90 participantes do evento, que se prolonga até a noite deste sábado, com palestras, aulas teóricas e aulas práticas.