Cachoeira de Macambira é instituída Patrimônio Cultural Imaterial

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), reconhecendo a cachoeira de Macambira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Localizada no município de Macambira, distante 74 quilômetros de Aracaju, a cachoeira fica em propriedade particular, mas tem acesso irrestrito para o público e é formada pela corredeira do Rio Salgado, afluente do Vaza-Barris.

“Em seu artigo 23, a nossa Carta Magna diz ser competência comum da União, dos Estados e dos Municípios proteger, dentre outras coisas, as paisagens naturais notáveis. Entendemos que a cachoeira de Macambira é uma delas, pois está entre os pontos turísticos mais visitados do Estado e consta, em diversas publicações nacionais, como referência de local a ser frequentado pela sua beleza, por ter uma queda d’água esplendorosa e por ser um ambiente propício para quem busca estar mais próximo da natureza”, justificou Maria.

A deputada destacou que a cachoeira tem a queda d´água de aproximados 18 metros, sendo uma das mais famosas de Sergipe. “É o lugar perfeito para quem busca contato com a natureza e passeios cheios de aventura. Quem chega lá descobre um pedacinho do paraíso sergipano que poucos conhecem”, disse Maria, ao citar que a cascata é um espetáculo entre vestígios da Mata Atlântica e cactáceos na parte superior do paredão. “Mais parece um SPA natural, pois o local é quase inexplorado”, revelou.

Fonte e foto: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais