Campanha incentiva o voto consciente entre jovens

(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet)

A Justiça Eleitoral convoca a juventude com o slogan “Vem pra urna”.  Mas, como um convite, não o faz tal qual uma obrigação, pois a Campanha do Jovem Eleitor corresponde ao processo de conscientização da importância do voto para exercício da cidadania. Não à toa, seu mote é “Eu voto: eu me represento”, pressupondo a compreensão da participação política.

Assim, a Campanha começa a ser veiculada nesta quarta-feira,16, nas emissoras de rádio e TV de todo o país. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa busca incentivar os jovens entre 16 e 18 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral com o objetivo de tirar seu título e, desta forma, participar ativamente do pleito de 2014. A proposta evita possíveis transtornos gerados no término do período de alistamento, que acontece entre abril e início do mês de maio do ano das eleições.

Ademais, também vislumbra o fortalecimento da cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes.

Estão inclusos na Campanha do Jovem Eleitor um teaser de rádio e um de TV, de 15 segundos cada, que já estão sendo veiculados; um filmete e um spot de rádio, de 30 segundos cada, que começarão a ser veiculados nesta quarta (16) à noite, em horário nobre; e cartazes, que serão distribuídos e afixados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A campanha também será divulgada na página oficial do TSE na internet, no Twitter e em uma fanpage no Facebook: http://twitter.com/tsejusbr http://facebook.com/vempraurna

‘Semana do Jovem Eleitor’

Para complementar as ações da campanha, será realizada de 21 a 25 de outubro a ‘Semana do Jovem Eleitor’, com atividades locais organizadas pelos TREs. Dezesseis tribunais regionais já confirmaram a realização de diversas ações, tais como seminários e palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico, entre outros. Dentre eles, está o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Como forma de divulgar a importância do alistamento eleitoral, em Sergipe, a Semana entra em parceria com o 'Projeto Eleitor do Futuro'. Por meio da educação, este Tribunal vem trabalhando no desenvolvimento desta ação com o objetivo de despertar o exercício da cidadania que vai além do ato de votar, de esclarecer dúvidas a respeito do processo eleitoral e das funções que serão exercidas pelos eleitos. A metodologia do projeto abarca a apresentação de palestras, a distribuição de cartilhas educativas e o primeiro contato com a urna eletrônica através de uma simulação de voto.

As Zonas Eleitorais de Sergipe estão sendo orientadas pelo TRE/SE no sentido de preparar os Cartórios Eleitorais para oferecerem atendimento adequado aos cidadãos, durante a ‘Semana do Jovem Eleitor’. Entre os dias 21 e 25, a Central de Atendimento (Rua Itabaiana, 580, Centro), em Aracaju, funcionará das 7 às 13 horas. Já nos Cartórios Eleitorais do interior, a atividade acontece das 8 às 13 horas.

Fonte: Ascom TRE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais