Certidão de Comunidade Quilombola será questionada

Augusto Bezerra: ação contra quilombolas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O deputado Augusto Bezerra (DEM) pretende ingressar com ação judicial para rever a certificação da Fundação Palmares em favor da comunidade quilombola de Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande. “Só estamos aguardando a notificação”, diz o parlamentar, que critica a Igreja Católica por ter se posicionado favorável ao processo dos quilombolas. “A igreja articulou uma guerra civil de pobre contra pobre na região”, desabafou.

Para o parlamentar, o padre Isaías, da Diocese de Propriá, ludibriou a comunidade de Brejão dos Negros obrigando-a a assinar documentos sem revelar os objetivos concretos. Na ótica de Bezerra, o processo foi encaminhado de forma equivocada, que merece ser revisto judicialmente. No dia 20 de setembro próximo, o parlamentar pretende realizar uma sessão plenária da Assembleia Legislativa em Brejão dos Negros para discutir a certificação quilombola da região.

O padre Isaías reage aos ataques do deputado Augusto Bezerra, orientando o parlamentar a analisar a história daquela comunidade e diz que a Igreja Católica agiu em defesa dos pobres da região, contra a uma família de fazendeiros que dominava o território em Brejão dos Negros. “A certificação não é uma farsa, farsa é o latifúndio”, observa o padre Isaías. “A Igreja emprestou sua voz aos pobres. O deputado está retomando o debate, trazendo à tona a reação dos fazendeiros. Mas tudo foi feito à luz do dia”, observou.

O padre revela que o conflito é antigo e que nas décadas de 1970 e 1980 houve decisão em favor da reforma agrária na região, mas que o processo não foi levada adiante pelos governos da época devido à reação de latifundiários. “Diga ao deputado Augusto Bezerra que dê uma olhada na história e que defenda os pobres”, diz.

Sem erros

O Ministério Público Federal que vem acompanhando o conflito por posse de terra na região não vê equívocos na certificação da Fundação Palmares. A procuradora da república Lívia Nascimento Tinôco, da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal [setor responsável para tratar de questões relacionadas à comunidade quilombola] considera falácia o argumento do deputado Augusto Bezerra, no que se refere à extensão da área reconhecida como região quilombola.

O parlamentar diz que a certificação da Fundação Quilombola transformará todo município em área da comunidade quilombola. Mas a procuradora, embora reconheça que se trata de uma grande área, alerta que está devidamente certificada a partir de estudos antropológicos que comprovaram a origem da comunidade. “O problema é que muitos são terrenos de marinha e isto irrita os fazendeiros que querem receber a indenização”, considerou.

Segundo a procuradora, em função do conflito, há lideranças do movimento quilombola na região de Brejão dos Negros incluídas no Programa de Defensores dos Direitos Humanos, vinculado à Presidência da República, justamente porque foram ameaçadas em função da luta em defesa dos direitos da comunidade quilombola.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais