Covid-19: vereadores farão reunião para debater número de ambulâncias

Vereador entende que a CMA precisa buscar medidas para resolver a falta de ambulâncias do Samu (Foto: CMA)

Os vereadores de Aracaju voltaram a falar na sessão remota desta quinta-feira, 18, sobre a quantidade reduzida de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para remoção de pacientes com Covid-19. Os parlamentares convocaram uma reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores para tratar do tema e buscar providências.

O vereador Fábio Meirelles (PSC) pontuou algumas situações em que pessoas precisaram de uma remoção e tiveram que esperar por muitas horas e, inclusive,  casos em que a remoção sequer chegou a acontecer. “As pessoas estão padecendo e morrendo porque não tem transporte. Por isso, eu provoco a Comissão de Saúde para que possamos levantar essa bandeira e reivindicar que o Estado possa cumprir seu papel, e que continue respeitando a população para que tenham direito a sua remoção e sejam atendidos como precisam”, ressalta.

Outro parlamentar que também se manifestou sobre o tema foi o vereador Isac (PDT). Ele já havia falado sobre o assunto na sessão da última terça-feira, 16, e hoje também convocou a Comissão de Saúde da CMA para buscar medidas diante da situação.

SES

Por meio de nota, o superintendente do serviço, Dênison Pereira da Silva, explicou que o Samu trabalha com dimensionamento referente às equipes e ambulâncias, em conformidade com a portaria nº 2048, de 05 de novembro de 2002.

“Sergipe possui, inclusive, um quantitativo a mais de viaturas USB’s e USA’s do que a referida portaria preconiza. Hoje, no estado, 18 ambulâncias assistem à população, duas dessas viaturas são ambulâncias de suporte avançado específicas para atender pessoas com quadro grave da Covid-19 e que necessitam ser transferidas de um hospital para outro. Mas todos os 18 veículos estão à disposição da população em meio à pandemia do coronavírus”, detalha.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais