Samu: apenas 3 unidades avançadas atendem ao estado, diz vereador

0
Vereador pede que Estado amplie a quantidade de Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu (Foto: Reprodução vídeo CMA)

Um dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) durante a sessão remota desta terça-feira, 16, foi a quantidade reduzida de Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento de pacientes com Covid-19. O vereador Isac (PDT) fez um apelo ao governador do Estado, pedindo que ele aumente a frota do Samu em Sergipe.

De acordo com o vereador, a informação que tem é que apenas três Unidades de Suporte Avançado (USA) operam em Sergipe fazendo o transporte de pacientes com Covid-19: duas atendem a população de Aracaju e uma ao resto do estado.

“Uma ambulância para dar suporte a todos os municípios sergipanos. Essa é a equação da morte, ainda mais nessa época de pandemia em que muitas pessoas estão precisando de unidades com UTI para transferência. O pai de um colega esperou 72 horas por uma transferência do SAMU e morreu. Outro colega com Covid-19 esperou 8 horas pela transferência de um hospital para outro”, diz.

De acordo com Isac, apenas três USA atendem a todo o estado (Foto: SES)

Isac adianta que vai protocolar um requerimento, mas desde já pede ao Governo do Estado, responsável pela gestão do Samu, que aumente a quantidade deste tipo de viatura do Samu em Sergipe. “Precisamos ter uma estrutura suficiente para atender a demanda da população. Peço ao governador que contrate ou faça a locação de mais ambulâncias para evitar que mais pessoas morram a espera de transferência ou de socorro”, ressalta.

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) reforçou o pedido do vereador Isac ao Governo do Estado por entender que a população necessita de um atendimento mais célere do Samu.

“Recentemente, um dos homens de peito precisou de um atendimento do Samu. Ele estava em casa e esperou por horas. Quando entrei em contato com o Samu, eles nos informaram que após atendimento, é preciso desinfectar toda a ambulância e os profissionais de saúde, e que isso leva tempo. Então, precisamos sim ter um reforço na frota do Samu para possibilitar que as pessoas sejam atendidas mais rápido e tenham mais chance de cura”, afirma.

SAMU

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que a informação referente ao número de ambulâncias do Samu, divulgados na sessão desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, não procede.

“De acordo com o Superintendente do Samu, Dênison Pereira da Silva, o Samu trabalha com dimensionamento referente às equipes e ambulâncias, de acordo com a portaria nº 2048, de 05 de novembro de 2002. Sergipe possui, inclusive, um quantitativo a mais de viaturas USB’s (unidade de suporte básico) e USA’s (unidade de suporte avançado) do que a referida portaria preconiza, diz a nota.

O SES informou que são 18 ambulâncias do SAMU em todo o estado, duas delas específicas para atendimento de pacientes com Covid-19, mas que todas as ambulâncias podem atender aos casos de Covid-19.

 

Por Karla Pinheiro

*Matéria alterada às 14h24 do dia 17/02 para inserir a informação de que a quantidade de ambulâncias citadas pelo parlamentar se refere as unidades do SAMU que atendem pacientes com Covid-19 em Sergipe, e para inserir a quantidade de ambulâncias do Samu, informado pela SES, disponíveis em Sergipe.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais