Deputado André Moura critica migração da AM para FM

Na manhã desta quinta-feira, 07, o líder do PSC, deputado federal André Moura homenageou os Radialistas pela passagem do dia em que se comemora a profissão. Com um relato histórico, André Moura chamou a atenção da juventude para a importância do rádio, o meio de comunicação de massa mais popular e de maior alcance do público, principalmente em meados do século XX, quando toda a informação era advinda das ondas sonoras de Amplitude Modulada, conhecida como AM, e que esse período, a Era de Ouro do Rádio, foi vital pra a formação cultural do povo brasileiro despontando diversos talentos artísticos musicais, esportivos e da TV.

Moura comemora Dia do Radialista e critica migração da AM para FM (Foto:
Fernando Chaves/PSC)

Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui na atualidade cerca de três mil emissoras de rádio, distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM. A primeira transmissão experimental de rádio FM no Brasil ocorreu em 1953, através da Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta em dezembro de 2000.

Um dos problemas do rádio AM atualmente é a perda de qualidade sonora e, apesar da digitalização do rádio e o Brasil ainda não ter um modelo que sirva de forma adequada, o Ministério das Comunicações pretende autorizar as emissoras de rádios AM a se transformarem em rádios FM, extinguindo o rádio AM no País em vez de promover a digitalização do setor e migrá-los para os canais 5 e 6 da TV Digital.

Ainda em seu discurso, André Moura, que também é radialista, comentou sobre o anúncio de que a presidente Dilma Rousseff assinará o decreto autorizando a migração. “O dia 7 de novembro ficará marcado como a data da morte do rádio AM no Brasil. Ironicamente, data em que se é comemorado o Dia do Radialista. A migração do rádio AM atende ao pleito apresentado pelas Associações que representam o patronato e com o AM digital, um novo fôlego poderia ser proporcionado para o rádio tradicional”, finalizou.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais