Dia do Professor é marcado por homenagens na Assembleia

0

Professora Sandra Beiju durante a homenagem (Fotos: Portal Infonet)

O Dia do Professor foi lembrado nesta terça-feira, 15 na Assembleia Legislativa, pelos integrantes da Comissão de Educação, que homenagearam sete educadores que atuam na rede pública em Sergipe. A medalha de Mérito Educacional Manoel José Bomfim foi entregue aos professores Ângelo Antoniolli, Cristina Alves Nascimento, Maria Elizabete Andrade Dórea, Maria Hortência Pereira Araújo, Sandra Maria Xavier Beiju, Tereza Cristinba Souza e Wellington Dantas Mangueira.

O projeto de lei é de autoria da deputa Ana Lúcia Vieira (PT) e foi aprovado por todos os deputados da Comissão de Educação. Cada um da escolheu um professor para homenagear. “É o segundo ano que fazemos essa homenagem. Em 2012 a minha homenagem foi para o professor Ruy Belém e este ano, a minha escolhida foi a professora Sandra Beiju”, ressalta a deputada Ana Lúcia.

Sete Educadores foram homenageados

“Estou muito orgulhoso pela homenagem por meio de uma medalha com o nome de um professor sergipano que viveu numa época difícil, num período revolucionário Manoel José Bomfim não focou a sua vida só na Educação, mas na arte, na psicologia e ainda não foi totalmente merecedor do reconhecimento da sociedade sergipana. É preciso que Sergipe se renda mais aos seus valores. Valores de ontem que são utilizados hoje, a exemplo de uma educação mais inclusiva. É isso que fazia a 100 anos e é isso que estamos fazendo hoje”, destaca o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli.

“Essa homenagem tem um significado muito grande porque hoje é o Dia do Professor. É uma data para fazer uma reflexão sobre a desvalorização da categoria e de luta principalmente por melhorias na Educação Infantil, cujas crianças por não saberem reivindicar, estão sendo deixadas de lado”, enfatiza a professora Sandra Beiju, que passou quase dois anos no Timor Leste, tendo sido selecionada entre 50 professores brasileiros em 2004 para desenvolver um trabalho de contribuição com a formação de professores naquele país.

Ângelo Antonioli, reitor da UFS, entre os homenageados

Sandra Beiju pasou dois anos no Timor Leste

Ângela Melo, presidente do Sintese

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Etsdao de Sergipe (Sintese), Ângela Melo, também falou sobre as homenagens aos educadores no plenário da Assembleia Legislativa.

"Estamos aqui prestigiando esse momento, principalmente a homenagem à educadora Sandra Beiju, uma sergipana de Capela e uma das pessoas que ajudaram a melhorar a Educação no Timor Leste. Para nós é um orgulho. Nesse Dia do Professor é a valorização que a gente tem é o reconhecimento do trabalhador e a continuidade da luta", afirma Ângela Melo.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais