Eleitores da Barra dos Coqueiros aprovam votação biométrica

Votação na Barra, mesmo com a novidade, ocorreu normalmente
No Município da Barra dos Coqueiros, região da Grande Aracaju, os eleitores contaram com uma novidade que, de acordo com o presidente do Tribunal regional Eleitoral (TRE) Luiz Mendonça, vai transformar Sergipe em referência mundial em processos eleitorais. Trata-se do processo de votação biométrica, em que os eleitores são identificados através de uma leitura eletrônica da impressão digital.

O Município é o único do Estado a contar com a novidade. Nas eleições de 2012 o sistema será implantado, também de forma inédita, em todo o Estado, a fim de propiciar maior segurança no processo eleitoral.

Urna biométrica será utilizada em todo o Estado nas eleições de 2012 (Fotos: Portal Infonet)
Na Barra dos Coqueiros a população aprovou a novidade. Poucas sessões apresentavam filas, uma prova de que o novo sistema não causou estranhamento nos eleitores. O auxiliar de juiz Wilson Queiroz, que responde pelas seções de votação da Escola Estadual Professor José Franklin, confirmou que nenhum problema foi registrado até o momento. “Nenhuma das dez urnas desta escola deu problema e as pessoas estão votando sem nenhum estranhamento”, disse.

Segundo ele, o sistema tornou a votação mais rápida e fácil. “Como são seis candidatos, as pessoas demoram como demorariam em qualquer outro local de votação”, explicou. Wilson disse que os eleitores não chegam com nenhuma dúvida quanto ao processo, mas que muita gente só descobriu na hora de votar que estava com o título cancelado. Isto ocorreu apenas com os eleitores que não fizeram o recadastramento, ocorrido no final do ano passado.

Wilson diz confirmou que nenhum problema foi registrado até o momento

“Muita gente acabou não participando e por isso teve o título cancelado. Alguns ainda reclamam, mas o prazo dado foi largo”, acrescenta o auxiliar de juiz. Quando a pessoa que não se cadastrou chega na seção de votação tem o título retido e é avisado de que deve comparecer ao TRE para regularizar a situação. “Ao comparecer no Tribunal ele justifica o voto e é recadastrado”, ressalta.

Aprovação

Os eleitores aprovaram a novidade e acreditam que o novo sistema facilitará as eleições. A dona-de-casa Rita Mônica Santos Silva disse que a votação biométrica melhorou o processo de votação, tornando-o mais rápido. “Dá maior segurança na hora de voltar. Acho que vamos passar nesse ‘teste’”, diz.

Rita disse que sistema dá mais segurança na hora de votar

Ana de Souza, também dona-de-casa, avaliou como positiva a modificação. “É mais prático, não fez nenhuma diferença do que estávamos acostumados. Se levado para todo o Estado vai ser algo muito benéfico”, pontua.

Cobertura

Clique aqui e acompanhe a cobertura completa das eleições federais através do Portal Infonet. A equipe de jornalismo está disponibilizando notícias minuto a minuto e a partir das 17h30, o internauta poderá conferir, em tempo real, a apuração dos votos de todo o Estado e no iDivulga, aplicativo para iPhones e iPods, o resultado de todos os Estados do Brasil.

Por Diógenes de Souza e Aldaci Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais