Hereditariedade em pontos de táxi aprovada na CMA

0
Taxistas em busca de apoio na Câmara (Foto: Cássia Santana/Arquivo Portal Infonet)

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta quarta-feira, 11, lei que prevê a hereditariedade para a exploração dos pontos de taxis de Aracaju. Pela nova lei, o ponto do taxi será transferido imediatamente para a família em caso de morte do permissionário. De autoria do vereador Adriano Oliveira (PSDB), o projeto será encaminhado para sanção do prefeito João Alves Filho (DEM).

Os taxistas aplaudem a iniciativa dos parlamentares, mas não escondem a apreensão quanto à ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual cobrando a realização de licitação para definir a permissão para pontos de taxi na capital sergipana. Um grupo de taxistas filiados ao Sindicato dos Taxistas de Aracaju (Sintaxi) buscou apoio dos parlamentares e, nesta quinta-feira, 12, realizarão uma carreata pedindo sensibilidade dos magistrados na apreciação da matéria.

De acordo com o vice-presidente do Sinditaxi, Gerson Ferreira Santos, a Prefeitura de Aracaju já sinalizou sensibilidade à causa e está adotando medidas, debatendo com a categoria, alternativas para apresentar defesa na ação judicial. “Que se faça licitação para os novos pontos, mas que sejam preservados aqueles que já têm pontos há vários anos”, considera o vice-presidente do sindicato. “Os magistrados devem ser sensíveis. São 2.080 pontos, mas atingem 4,5 mil famílias, incluindo permissionários e auxiliares”, comenta o vice-presidente do Sintaxi.

Recentemente, representantes dos taxistas estiveram reunidos com vereadores na Câmara Municipal e receberam apoio e a garantia que o parlamento iria interferir na questão, de forma que os profissionais fossem recebidos em audiência pelo prefeito João Alves Filho (DEM) para debater os problemas deste sistema de transporte.

O vereador Adriano Oliveira garante que a audiência com o prefeito acontecerá nesta quinta-feira, 11, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Pela manhã, às 9h, nesta quinta, os taxistas se reunirão na sede do sindicato, na avenida Tancredo Neves, de onde deverão sair em carreata com destino à sede da prefeitura para o encontro com o prefeito, que deve acontecer às 11h.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais