Jackson e Alexandre Moraes: apelo para reestruturar sistema prisional (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Ao contrário do que fez a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) quando tomou conhecimento dos dados revelados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta Sergipe como o Estado mais violento do país, o governador Jackson Barreto (PMDB) reconheceu a necessidade de “trabalhar mais para tirar Sergipe desta situação”, sem questionar a metodologia ou os relatórios produzidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Durante visita do ministro Alexandre Moraes, da Justiça, o governador anunciou a pretensão de realizar novo concurso público para a Polícia Militar e fez um apelo para receber ajuda financeira para que o Estado de Sergipe possa reestruturar o sistema prisional e reconstruir o sistema semiaberto para atender a demanda de detentos contemplados com progressão de regime. Jackson Barreto classificou como “falha do Governo” a falta de um sistema para atender à demanda do regime semiaberto e observou que este se caracteriza como um dos fatores que tem contribuído com o aumento da violência no Estado.
O ministro Alexandre Moraes não deu respostas imediatas, mas anunciou a liberação de recursos em montante equivalnete a R$ 1,2 bilhão para todo o país para a área da segurança pública. Segundo o ministro, o Governo Federal pretende analisar a demanda de cada Estado para que possa fazer a liberação dos recursos financeiros dentro do programa nacional de segurança que está em debate no âmbito do Palácio do Planalto.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B