Lucas Aribé lança bicicleta acessível em Aracaju

0
Modelo ODKV consiste em duas bicicletas acopladas (Foto: Assessoria Parlamentar)

Andar de bicicleta pode ser uma ação comum para a grande maioria das pessoas, entretanto, nem todos podem aproveitar as mesmas sensações, a exemplo das pessoas com deficiência visual. Pensando nisso, a Organização Não-Governamental Embrião, da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, desenvolveu a bicicleta ODKV (O de cá vê). Trata-se de duas bicicletas adaptadas para uso em conjunto. O projeto foi trazido para Aracaju pelo vereador Lucas Aribé (PSB) que fez o lançamento nesta terça-feira, dia 10. "Nosso contato com a ONG Embrião foi proveitoso e por isso tivemos a ideia de trazer o trabalho deles para Aracaju", afirmou.

Lucas Aribé saiu do seu gabinete, localizado na Rua Itabaiana, nº 390, e partiu para a Câmara Municipal de Aracaju ao lado do professor de Educação Física que desenvolve trabalhos específicos com pessoas com deficiência, Charles Grazienio. "Apesar de ser um caminho curto, fiquei muito feliz com o resultado do trabalho e com a sensação de poder usar a bicicleta como tanta gente faz", disse.

Responsável pela pesquisa inicial, o professor Charles Grazienio também ficou muito satisfeito com o resultado. "É uma emoção muito grande ver todo o nosso trabalho pronto com a bicicleta. Pesquisei durante um ano e meio, apresentei a Lucas Aribé e através dele pude conhecer esse trabalho da ONG Embrião. Vê-la nas ruas só pode significar felicidade. É mais uma oportunidade para as pessoas com deficiência", ressaltou. Foram quase três meses de produção da primeira bicicleta ODKV do Norte-Nordeste.

O intuito do projeto da bicicleta ODKV é ser propagado pela sociedade."Vamos procurar parcerias para a fabricação de outras bicicletas como essa", disse Aribé, que ainda reforçou o seu sentimento. "Estou muito feliz por ter conseguido realizar esse projeto. Ao lado do professor Charles Grazienio, pude voltar à infância, quando ainda tinha um pouco da minha visão, e andar de bicicleta. Queremos buscar parcerias com empresas e instituições para produzir mais bicicletas como essa", destacou Aribé.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais