Manifestantes denunciam desmonte na política de assistência social

Ato aconteceu na Praça General Valadão (Foto: Portal Infonet)

Servidores e pacientes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 9, na Praça General Valadão, para protestar contra o atual modelo de políticas públicas voltadas para a assistência social do país. Segundo a categoria, está em curso no Brasil um política nacional de desmonte dos serviços públicos ligados à assistência social.

Deise Araújo comenta importância do Suas (Foto: Portal Infonet)

“A gente quer cobrar do estado que ele não se omita do seu papel”, afirma Deise Araújo, uma das integrantes do Suas. Segundo ela, o desmonte começou com a aprovação da PEC dos gastos públicos que “congelou” os investimentos em algumas áreas, dentre elas, a assistência social. “Foi a partir dessa medida, que as políticas políticas começaram a ter um desmonte”, lamenta a servidora.

Ainda segundo Deise, um país tem que desenvolver o lado social para ofertar a todos uma condição digna de viver, no entanto, o atual discurso do Governo Federal, segundo ela, é totalmente fora de contexto. “Além do recurso que culpabiliza a população pela pobreza e diz que não é necessário o investimento em assistência social”, destaca.

Papel do Suas

De um modo geral, Deise explica que uma boa atuação do Suas reflete questões sutis que contribuem para um melhor amparo social. “O Sus tem um papel de proteção social. É o estado cumprindo sua função de atingir as pessoas que não têm uma inclusão completa na sociedade. Atuamos também na prevenção de violência doméstica e no fortalecimento de vínculos comunitários”, afirma.

 

por João Paulo Schneider e Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais