Maria defende construção urgente de um novo pacto

(Foto: Assessoria Parlamentar)

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu nesta sexta-feira,4, uma discussão urgente sobre o novo pacto federativo. Para ela, o assunto deve constar na pauta de todos os pré-candidatos à presidência da República, ano que vem.  “Ou se muda esse modelo que está ai, ou os gestores estaduais e municipais vão continuar com pires nas mãos e gerindo estruturas falidas”, alertou a parlamentar, ao sugerir que o assunto entre na pauta de prioridades do Senado.

O assunto, de acordo com Maria, será tratado em reunião temática, ainda este mês, no Senado. Da discussão, além do ministro da Fazenda Guido Mantega, devem participar, também, governadores de Estado e prefeitos de municípios de todas as regiões. “A redução dos repasses constitucionais como do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE) tem gerado grandes dificuldades e  inviabilizam as gestões, principalmente, no Nordeste, onde o impacto é ainda maior”, justificou Maria.

A senadora sergipana destacou que a União arrecada um volume vultoso de recursos, mas repassa percentuais muito pequenos para os municípios e para os Estados, engessando as gestões que assumem as demandas repassadas pelo próprio governo. “Os gestores ganham as responsabilidades, mas não tem recursos na mesma proporção”, afirmou, lembrando que, principalmente, os prefeitos sofrem mais com o problema, já que estão bem mais próximos da população.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais