Mendonça propõe orientação sobre trabalho nas escolas

O democrata sergipano Mendonça Prado apresentou no plenário da Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 4836/2009) com o objetivo de informar os adolescentes em busca do primeiro emprego sobre as situações das diversas áreas de formação existentes no mercado empregatício brasileiro. “Quero promover uma maior conscientização e incentivar a inclusão dos jovens do Brasil no mercado de trabalho”.

Para tanto, a proposta pretende tornar obrigatória a veiculação e publicação de informativos e de pesquisas, pelo Ministério da Educação, com o resultado sensorial, que apresentam dados estatísticos sobre as condições de trabalho e as oportunidades de emprego no Brasil, em murais e em material impresso a ser distribuído aos alunos das escolas públicas e particulares brasileiras.

De acordo com o parlamentar, o Ministério do Trabalho e Emprego publica semestralmente, em seu site na sessão “Observatório do Mercado de Trabalho”, trabalhos de pesquisa com um relatório completo sobre as condições de emprego no Brasil. “A grande maioria dos jovens não tem acesso direto a esses trabalhos, já que vivem em condições precárias de sobrevivência e não possuem acesso à internet”.

Mendonça ainda ressaltou que a maior parte dos adolescentes quando se formam não têm sequer a noção de qual área trabalhista deseja seguir. “Eles não têm a sua orientação vocacional definida, não escolheram qual ramo pretendem ingressar profissionalmente. É obrigação dos governantes de promover a divulgação desse tipo de informação”, afirmou.

A proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura (CEC). Atualmente, o PL está sob a análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e o relator já apresentou parecer favorável ao projeto.

Fonte: Assessoria do deputado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais