MPE quer licitação para credenciar clínicas junto ao Detran

Euza Missano e Joyce Costa: ajuste para licitação no Detran

O Ministério Público Estadual quer abertura de processo de licitação para viabilizar o credenciamento de clínicas e profissionais habilitados para a realização de exames periciais exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A promotora de justiça Euza Missano, de Defesa dos Direitos do Consumidor, compreende a necessidade do credenciamento das empresas e dos profissionais liberais por se tratar de perícia, mas defende que o credenciamento seja efetivado através de processo licitatório.

Para Euza Missano, a licitação tornaria o processo mais transparente e mais democrático. A promotora explicou que abriu procedimento extrajudicial para tratar da questão depois que foi questionada por cidadãos que não compreendiam as limitações impostas pelo Detran ao direito de escolha à medida que encaminhava os usuários para as clínicas e profissionais credenciados para a realização dos exames periciais. “Entendo que o cidadão não pode escolher a clínica ou o profissional porque se trata de perícia. Mas como é feito este cadastro [de prestadores de serviços]?”, interroga.

Na audiência pública realizada nesta terça-feira, 10, a assistente administrativa da Procuradoria Jurídica do Detran, Joice Costa, informou que o credenciamento obedece a critérios técnicos previstos em portaria expedida pelo próprio Departamento Estadual de Trânsito no ano passado e ressaltou que o órgão nunca realizou licitação para a prestação deste tipo de serviço.

A licitação proposta pela promotora Euza Missano, conforme a assistente do Detran, será analisada pela diretoria, que se manifestará sobre a questão em uma outra oportunidade. A promotora de justiça Euza Missano pretende voltar ao debate em nova audiência pública que deverá ocorrer ainda neste segundo semestre.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais