OAB lança campanha em Sergipe por eleições limpas

0
O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado (Foto: Eugênio Novaes)

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, lança em Aracaju a campanha “Eleições Limpas” nesta quinta-feira, 1º, às 19h, no auditório da Seccional Sergipe.

A campanha visa colher assinaturas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional, para que seja apresentado o projeto de iniciativa popular “Eleições Limpas”, que tem o objetivo de reformar o atual sistema eleitoral do país e seu financiamento, com a modificação de questões como a retirada das empresas do financiamento de campanhas, menor número de candidatos e maior liberdade de expressão na internet. Para que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional, será necessário coletar 1,6 milhões de assinaturas (1% do eleitorado).

A coleta já está disponível através do site oficial da campanha, eleicoeslimpas.org.br, onde é possível acessar o texto proposto na íntegra. O projeto é capitaneado pela OAB, em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), idealizador da Lei da Ficha Limpa, e entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante o evento, em razão da presença do presidente nacional da OAB, a Seccional Sergipe irá antecipar as comemorações do Dia dos Advogados, celebrado em 11 de agosto. Essa será a primeira visita de Marcus Vinicius ao Estado desde que assumiu o cargo, no mês de fevereiro.

O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, lembrou que a Ordem já tem defendido a questão da reforma política há muito tempo. “O Conselho Federal já vem se debruçando sobre a matéria da reforma política há vários anos e, por conta disso, lançou essa campanha ‘Eleições Limpas’. Várias seccionais já vêm lançando suas respectivas campanhas, com coleta de assinaturas físicas, estimuladas, inclusive, por outras entidades irmanadas no mesmo propósito da Ordem”.

Para Carlos Augusto, a participação dos sergipanos é de fundamental importância para endossar o projeto. “Nós convidamos todas as autoridades sergipanas, associações, entidades, estudantes, enfim, a sociedade de uma maneira geral, para que Sergipe dê uma demonstração de força encaminhando um número significativo de assinaturas, participando ativamente dessa luta em favor da democracia brasileira”, afirmou.

Fonte: OAB/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais