Operação Cítrus: preso é apontado como líder de organização criminosa

O promotor Bruno Melo informou que um dos suspeitos é empresário (Foto: Portal Infonet)

O nome ainda segue mantido em sigilo pelo Ministério Público de Sergipe, mas o empresário preso na manhã desta quinta-feira, 20, no bairro 13 de Julho, em desdobramento da Operação Cítrus, é apontado pelo Gaeco como “chefe maior” de uma suposta organização criminosa que estaria lesando os cofres do município de Laranjeiras em operações de compra de medicamentos.

“Ele é proprietário de uma empresa e já observamos outras três empresas ligadas a ele, mas em nome de laranjas”, explica o promotor de justiça, Bruno Melo.

A outra pessoa presa é uma funcionária ligada ao empresário. De acordo com o Gaeco, ambos estavam atuando na tentativa de obstruir a investigação, desde a primeira etapa da Operação Cítrus, em 19 de dezembro de 2019. “Eles queimaram documentos, trocaram de celular por diversas vezes, tudo isso com intuito de atrapalhar o trabalho investigativo”, disse. Questionado se a investigação estava comprometida, Bruno foi enfático. “Em partes, sim. Até porque não teremos mais acesso a esses documentos destruídos, mas temos muitos outros elementos e que nos permitem ter uma investigação rica”, pontua.

A intenção do Ministério Público Estadual era prender pelo menos sete pessoas nessa fase da investigação, todas por obstrução de justiça, mas a informação do promotor do Gaeco é que a Justiça autorizou apenas duas prisões preventivas. “Tinhamos evidências de que outras pessoas estavam impedindo o trabalho investigativo, mas a desembargadora entendeu que a maioria era funcionários cumprindo ordens. Nesses casos, nós só cumprimos os mandados de busca e apreensão”, complementa.

O Ministério Público Estadual tem 10 dias para oferecer denúncia de obstrução de justiça referentes as prisões desta quinta-feira.

Operação Cítrus

De acordo com Bruno Melo, a investigação busca reunir elementos e comprovar o desvio de recursos envolvendo municípios sergipanos, neste momento, com o foco em Laranjeiras. “As empresas de medicamentos emitiam notas para pagamento de faturas, sem a entrega efetiva de remédios, e até a venda de produtos que elas não compravam. Tivemos um levantamento da Secretaria da Fazenda apontando isso. Você não pode vender um produtos que não comprou” detalha.

por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais