Pirambu comemora emancipação política

0
Pirambu: 50 anos de emancipação política (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A cidade de Pirambu estará em festa na próxima terça-feira, 26, marcando as comemorações alusivas ao 50º aniversário de emancipação política do município. A prefeitura está preparando a festa e o prefeito Élio Martins (PSC) cortará o bolo de aniversário às 9h30, momentos antes do início das competições esportivas.

O município de Pirambu foi criado em 26 de novembro de 1963, através da Lei Estadual Nº 1.234/63, que proporcionou o desmembramento do território de Japaratuba. O projeto de lei que dá independência e autonomia política a Pirambu foi proposto pelo então deputado estadual Nivaldo Santos, cuja lei foi sancionada pelo então governador Seixas Dória.

Por força do Golpe Militar em 31 de março de 1964, a independência do novo município só foi efetivamente concretizada no dia 8 de agosto de 1965, quando foi eleito o primeiro prefeito, o vice-prefeito os vereadores para a primeira legislatura. A posse ocorreu no 28 de agosto daquele ano, cujo mandato se encerrou em 31 de dezembro de 1966.

Programação

Durante todo o dia 26 haverá programação festiva na cidade, que começa com a alvorada às 5h. Às 8h será celebrada missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes pelo padre João Giomo Batista e às 9h, o prefeito fará homenagem à cidade com o corte do bolo.

A partir das 10h serão iniciadas as competições esportivas, que acontecerão na Orla de Cidade, nas modalidades ciclismo, natação, vôlei de praia e futsal. À noite a população contemplará a iluminação natalina e da orla, com lâmpadas a vapor de sódio de 150w e refletores, colocados em toda extensão da areia da praia e na quadra esportiva.

Às 19h acontecerá a premiação dos vencedores das competições esportivas, seguida por apresentação teatral do Alto Natalino (Presépio Vivo), desfile de grupos folclóricos e de danças, show pirotécnico e apresentação das bandas Saiddy Bamba, Lairton e Mauricinhos do Forró.

Com informações da Secom/Pirambu

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais