Posse de Jackson Barreto não terá honras militares

Igor Leonardo afirma que solenidade será simples (Foto: Portal Infonet)

A posse de Jackson Barreto como governador titular está confirmada para às 11h30 da terça-feira, 10. Ele assume o cargo efetivo de governador após o falecimento do governador Marcelo Déda. A previsão é que a solenidade não passe das 13h. A solenidade será como manda o protocolo constitucional, no entanto, não terá as honras militares.

Segundo o consultor-geral Legislativo, Igor Leonardo Moraes Albuquerque, a posse segue os mesmos trâmites da Constituição Estadual. “Será uma solenidade mais simples, a pedido do Jackson Barreto. A solenidade se inicia com Jackson prestando o compromisso constitucional no cargo de governador do estado, através do juramento à constituição. Depois haverá a leitura do termo de posse no qual a presidente da Alese irá declarar Jackson empossado como titular do estado para concluir o mandato vigente”, diz.

Igor Leonardo explica ainda que caso Jackson Barreto precise se ausentar durante o mandato, quem assumirá o cargo é a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães. "Os protocolos são os mesmos. Na ausência do governador e do vice, a presidente de Assembleia assume assim que for convocada. Agora, estaremos numa situação diferente. Teremos um governador titular, mas estará vago o cargo de vice-governador, que até hoje é ocupado por Jackson. Com isso, a presidente da Alese vai ser chamada para o exercício da governadoria. Caso ela não possa assumir, o presidente do TJSE é convocado, o desembargador Claudio Déda", esclarece.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais