Sanguessuga: prescreve pena de prisão para ex-prefeito

Heleno Silva: condenação e pena prescrita (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Está prescrita a pena a dois anos de prisão aplicada contra o ex-prefeito Heleno Silva (PRB), acusado por fraude e manipulação de licitações para aquisição de unidades móveis de saúde, fruto da investigação desencadeada pela Polícia Federal no país que ficou conhecida nacionalmente como Operação Sanguessuga.

O entendimento pela prescrição da pena vem do desembargador Cid Marconi, vice-presidente do Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, em Recife, manifestada na quarta-feira, 27, ao analisar pleito formalizado pelos advogados que atuaram na defesa do ex-prefeito de Canindé do São Francisco. Heleno Silva atualmente se declara pré-candidato ao Senado em aliança com o senador Eduardo Amorim (PSDB), o pré-candidato ao Governo do Estado por esta aliança política.

O processo judicial contra Heleno Silva foi iniciado no ano de 2008. O ex-prefeito ingressou com vários recursos, que não foram suficientes para evitar a condenação. Mas conseguiu, pela via judicial em recurso interposto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), reduzir em um ano a pena de reclusão, fixada anteriormente em três anos de prisão por corrupção passiva. “A materialidade e a autoria do crime restaram incontestáveis, tendo sido o réu efetivamente condenado pelo crime de corrupção passiva a dois anos de reclusão, pena reduzida pelo eg. STJ em sede de habeas corpus", destaca o desembargador Cid Marconi ao analisar o último recurso interposto pelo ex-prefeito, pedindo a extinção da punibilidade pela prescrição, tendo como meta descartar a inelegibilidade para que ele possa entrar no páreo da disputa eleitoral que ocorrerá em outubro próximo.

Apesar de constatar a materialidade do crime atribuído pelo Ministério Público Federal ao ex-prefeito Heleno Silva, o desembargador Cid Marconi também reconhece a prescrição. “O lapso temporal a ser considerado, no caso, encontra-se previsto no art. 109, inciso V, do Código Penal, o qual estabelece quatro anos para a hipótese de o máximo da pena fixada não exceder dois anos de reclusão”, destaca o magistrado.

Denúncia

A denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito Heleno Silva foi recebida no dia 23 de outubro de 2008 e o acórdão que proclama a condenação dele pelo crime de corrupção passiva é datado do dia 5 de agosto de 2015. O desembargador, ao se manifestar no processo, explica que este lapso temporal justifica a prescrição. “Entre a data do recebimento da denúncia (23/10/2008) e a data do acórdão condenatório (05/08/2015), transcorreram mais de seis anos, o que atrai a incidência da prescrição retroativa, considerando a pena-base aplicada”, considera o desembargador.

Vale ressaltar que a pena-base anterior estabeleceu pena de três anos de reclusão, mas Heleno Silva conseguiu reduzir para dois anos em recurso interposto junto ao STJ.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais