São Cristovão: corte de secretarias e de salários

Rivanda: coletiva para anunciar medidas (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Extinção e fusão de secretarias, fim de cargos comissionados e de gratificações, além de corte de 20% dos salários pagos à prefeita, ao vice e aos secretários municipais são as principais medidas para conter despesas no município de São Cristovão anunciadas nesta quinta-feira, 18, pela prefeita Rivanda Farias (PSB). Com estas medidas, classificadas como antipáticas pela própria prefeitura, há perspectiva de se proporcionar uma economia em torno de R$ 1,4 milhão aos cofres do município.

A prefeita anunciou, ao lado do vice-prefeito Jorge Eduardo e do secretário de Governo, Armando Batalha, que, naquele momento, estaria dissolvendo todo o governo para reenquadrar a administração municipal, na perspectiva de enxugar a máquina. Atualmente, a estrutura administrativa de São Cristovão funciona com 14 secretarias, mas três serão extintas. As pastas extintas ainda não foram anunciadas. “Primeiro farei uma reunião com todo o secretariado”, justificou a prefeita.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, Rivanda Farias revelou que também já autorizou a exoneração de todos os cargos comissionados. Segundo a prefeita, os direitos dos servidores públicos efetivos não serão afetados com as medidas. Ela também garantiu que não haverá demissões de efetivos na prefeitura.

Prefeita corta o próprio salário

Com a exoneração de todos os cargos em comissão, a prefeita pretende remanejar servidores efetivos para não causar transtornos e manter a prestação dos serviços à população. “Os funcionários vão ter que dar conta da administração. Não sei como, mas a máquina não vai parar”, observou.

O impulso para as medidas decorre das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A despesa com pessoal, segundo a prefeita, já atinge o patamar de 60,53%, ultrapassando o limite prudencial. “Devemos chegar a 51,3% e a lei de responsabilidade fiscal me permite atingir 54%”, revelou a prefeita. “São medidas amargas, mas necessárias. Prefiro ser criticada pelas medidas austeras”, observou a prefeita, destacando que já conquistou apoio de todos os vereadores que integram a bancada do governo municipal.

Medidas

Foram nove medidas anunciadas. Até o final de semana, a prefeita Rivanda Farias concluirá os estudos técnicos e revelará novos encaminhamentos e valores reais que a prefeitura economizará com as medidas adotadas.

Rivanda ao lado do secretário de governo e do vice: medidas para enxugar máquina

Conheça, a seguir, as medidas anunciadas pela prefeita:

– Redução de 20% dos salários de prefeito, vice-prefeito e de todos os secretários

– Corte de todas as gratificações concedidas aos servidores efetivados

– Redução de despesa com pessoal de toda a estrutura, mantendo apenas investimentos nas áreas de saúde, educação e ação social

– Implantação de turno corrido

– Extinção de três secretarias municipais

– exoneração de todos os cargos comissionados

– suspensão de contratos temporários, com exceção daqueles firmados com as pastas da saúde e ação social

– retorno de todos os servidores cedidos

– Centralização da gestão financeira, com a exoneração de quatro dos cinco diretores financeiros que atualmente atuam no município

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais