TRE já recebeu 4 mil cadastros para mesário nas eleições deste ano

0
O primeiro turno das eleições ocorre dia 15 de novembro (José Cruz/Agência Brasil)

O Tribunal Regional de Sergipe (TRE/SE) continua com o cadastro aberto para os eleitores que desejam se tornar mesário voluntário nas eleições 2020. Cerca de 4 mil novos eleitores já realizaram o cadastro para se tornar mesário. Clique aqui para ter acesso ao formulário de cadastro.

Segundo o coordenador de planejamento das eleições 2020, Marcelo Gerard, o cadastro pode ser feito até um mês antes da eleição.  “Aqui em Aracaju a adesão é positiva, tivemos um recorde de cadastros de mesários, sendo que este ano tivemos em torno de 4 mil novos cadastros. Esse número ainda pode ser muito maior porque alguns optam por entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral. As pessoas devem continuar fazendo o cadastro até setembro, outubro ou entrar em contato com o cartório eleitoral porque a gente sempre vai colocando novas pessoas”, conta

Uma novidade para este ano, diz respeito a convocação do mesário através de mensagens do WhatsApp. “O mesário vai receber a mensagem por um número específico e o número fica disponível para consulta da zona eleitoral e a pessoa pode ver que não é fake news. A pessoa que receber já está fazendo parte da sessão eleitoral, no entanto, se ela tiver algum impedimento, como ser membro do diretório de um partido que exerça função executiva, ele deve comunicar a justiça eleitoral para que seja substituído”, alerta Marcelo Gerard.

Não podem ser mesários, agentes de segurança pública, do Corpo de Bombeiros, médicos, candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, e menores de 18 anos.

Benefícios

Entre os benefícios para o mesário, está o critério de desempate em concursos públicos se tiver previsto em edital, serve como horas de extensão na faculdade, além de obter folga de dois dias, seja para servidor público ou funcionário da iniciativa privada.

por Aisla Vasconcelos

Comentários