Vereadores ressaltam importância da UFS para Sergipe

Sessão Especial destacou as contribuições da UFS para o ensino superior em Sergipe (Foto: Andressa Barreto)

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na tarde desta segunda-feira, 13/5, Sessão Especial para destacar as contribuições da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para o ensino superior e pelos 45 anos de fundação da instituição. A propositura foi do vereador Iran Barbosa (PT), subscrita pelo vereador Dr. Emerson (PT) e foi prestigiada por diversos parlamentares.

O vereador Dr. Agnaldo (PR) fez um breve relato das melhorias apresentadas pela UFS e destacou o trabalho desenvolvido pelo atual reitor, professor-doutor Ângelo Roberto Antoniolli. “Nunca imaginaríamos ter um curso de medica fora da capital. As ampliações dos campi da instituição juntamente com a criação dos pólos das cidades de Laranjeiras e Lagarto são uma conquista de toda a universidade”, disse.

Para o parlamentar Agamenon Sobral (PP), o ensino público precisa de incentivos, no entanto, a UFS tem seguido um caminho exemplar. “A UFS é uma instituição de qualidade e ao ter a oportunidade de ouvir a palavras do reitor, percebemos que a vontade dele é de fazer mais. O senhor pode contar com essa Casa para ajudar no que for preciso”, assegurou.

O vereador Lucas Aribé (PSB) parabenizou a iniciativa dos vereadores Iran Barbosa e Dr. Emerson por trazerem para a CMA a discussão. “Essa é uma oportunidade de compartilharmos as notícias maravilhosas do crescimento da UFS. O reitor trouxe, de forma brilhante, o trabalho que vem sido feito na instituição”, pontuou.

Para o vereador Emmanuel Nascimento (PT), a Sessão Especial é de grande importância, pois ressalta o trabalho da instituição de ensino. “A universidade é um instrumento muito importante da comunidade, mas ainda é muito distante. Tem melhorado. O regime de cotas tem feito com que o povo possa ter acesso ao ensino da instituição. Antes, era muito difícil um filho do pobre comemorar a aprovação no vestibular. A festa era feita pelos filhos da elite. Hoje, a festa é completa, pois o acesso tem sido para todos”, assegurou.

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) destacou a importância da expansão da universidade. “Esse é um momento de construção do indivíduo e é fundamental. Olho para o processo de expansão com satisfação imensa. Não simplesmente por crescer, mas com a forma que se faz, com justiça social e garantindo acesso igual para todos”, frisou. 

O vereador Dr. Emerson (PT), afirmou que conhece de perto todo o trabalho da instituição. “Ao discutir a importância da UFS, é como se estivesse em um filme e me sinto expectador, construtor e participante dessa história. Dos 45 anos, só não estive presente em seis deles”, disse. O parlamentar lembrou que entrou na unidade de ensino como técnico de laboratório, depois como estudante e mais tarde, como professor.

“É importante avaliar o quanto ela cresceu e contribuiu socialmente e culturalmente para o desenvolvimento do Estado. As dificuldades foram muitas, mas a compreensão e a visão do ex-presidente Lula foram essenciais para que a Educação pudesse ter uma grande expansão”, completou. Também acompanharam a Sessão Especial os vereadores Max Prejuízo (PSB), Pastor Roberto Morais (PR) e Adriano Taxista (PSDB).

Fonte: CMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais