Ação vai beneficiar gestantes dos bairros Santos Dumont e Santa Maria

Evento ocorre no sábado, 5 (Foto: SMS)

No próximo sábado, dia 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dará continuidade ao Projeto ‘Gestante e Bebê: Vagas Sempre’. Intitulada ConVIDA Gestante, a ação busca oferecer às comunidades do bairro Santa Maria e Santos Dumont uma série de serviços essenciais às mulheres na fase da gravidez.

Os eventos serão realizados nas unidades básicas de Saúde (UBS) Celso Daniel e José Machado de Souza, das 7h às 13h, com ações de acolhimento às mulheres, realização dos primeiros encaminhamentos ou mesmo atualização do pré-natal, com consultas médicas, odontológicas, vacinas indicadas para o período e para as crianças que forem com as gestantes, além de exercícios de alongamentos, e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, a mulher deve ter, no mínimo, sete consultas durante o período gestacional, mas a gestão municipal quer garantir ainda mais que isso.

“Queremos a assistência completa a essa mulher durante a gestação e, após o parto, o acompanhamento completo dessa criança até os dois anos de idade, no mínimo. Por isso criamos o projeto Vagas Sempre, que irá atuar principalmente nas UBS inseridas nas comunidades onde há indicadores baixos de atendimentos”, explicou.

A coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), Kamila Fialho, explica que a atuação SMS tem como foco a prevenção, promoção, o diagnóstico de doenças, além da garantia de acesso ao pré-natal de qualidade.

“Queremos ampliar o acesso e a visibilidade das gestantes do território que estejam com número baixo de consultas quando comparada à média Municipal que é 61,98%. O Santa Maria está com 41,2% e o Santos Dumont está com 53%, por isso estas comunidades foram escolhidas. Durante essas ações, a gestão buscará promover um acolhimento diferenciado, possibilitando assim que os encaminhamentos futuros sejam realizados de maneira mais eficaz”, acrescentou.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais