Base do Samu no aeroporto entra em funcionamento

Base do Samu 192 Sergipe no aeroporto Santa Maria já está em operação (Foto: divulgação)

A nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) passa a operacionalizar hoje, 20. A nova estrutura está localizada no aeroporto Santa Maria, em Aracaju e é fruto de uma pactuação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Ao todo, 28 profissionais sendo 07 condutores e 21 técnicos de enfermagem atuarão na nova base do Samu 192 Sergipe. Já por plantão, estarão em atividade: 3 técnicos de enfermagem e 1 condutor.

Necessidade

A instalação da Base do Samu no aeroporto Santa Maria surgiu da necessidade de garantir mais eficácia no tempo resposta aos usuários e qualidade nos atendimentos.

“Durante o período de um ano, as equipes de regulação do Samu constataram que 85% das ocorrências realizadas pela Unidade de Suporte Básico (USB) que se encontra no Mosqueiro estavam mais centralizadas nos bairros Atalaia, Augusto Franco,  Santa Maria, conjunto Padre Pedro, 17 de Março e adjacências. A nossa meta, instalação da base no aeroporto,  diminuir o tempo de deslocamento das ambulância visando os fatores trajetos e tempo percorrido”, esclarece a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Conceição afirma que “os moradores da Zona de Expansão terão a mesma qualidade e eficiência nos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Samu 192 Sergipe”.

Estrutura da Base

A nova base do Samu conta com dois containers que irão abrigar os profissionais além da instalação de uma rampa de acesso para receber a Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu. A nova base funciona em um espaço anexo, localizado na lateral do aeroporto e ainda conta com sala de repouso e copa.

A nova base do aeroporto de Aracaju contará ainda com auxílio de duas motolâncias. “As duas motos estarão concentradas na nova unidade, que é considerada ponto estratégico da cidade. Elas chegam de 3 a 5 minutos antes da ambulâncias, tempo que pode definir na manutenção da vida. A medida serve para garantir o atendimento pré-hospitalar em curto espaço de tempo”, finaliza a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Fonte: Samu

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais