Caminhada das Vitoriosas leva prevenção do câncer

Grupo de mulheres percorreu ruas do centro (Fotos: Portal Infonet)

Intitulada 'Caminhada das Vitoriosas', diversas mulheres vestidas de rosa saíram em caminhada pelas ruas de Aracaju nesta quarta-feira, 14. A caminhada é promovida pela Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e tem por objetivo sensibilizar a sociedade sergipana sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o trajeto até a praça Fausto Cardoso, as mulheres exibiam cartazes e mostravam disposição durante a caminhada que foi animada por cinco músicos e três bonecos gigantes, do bloco de frevo "Os Rasgadinhos".

Segundo a presidente da Amo, Conceição Balbino, além da conscientização é o momento de celebrar a vida das mulheres que venceram um câncer. “É o momento de celebrar a vida dessas mulheres e de se solidarizar e apoiar as demais que estão com a doença. Temos que alertar que elas têm que se cuidar, fazer os exames no momento em que perceber que existe algum tipo de alteração nas mamas e fazer o tratamento”, afirma.

Maria Delma venceu um câncer de mama 

Conceição Balbino diz que momento é de celebrar a vida dessas mulheres

Mulheres do Posto Sinhazinha também estiveram engajadas na caminhada 

Uma dessas mulheres vitoriosas é Maria Delma Alves de Almeida que descobriu um câncer de mama em 2005 e conseguiu ser curada. “Eu comecei na Amo como voluntaria há 16 anos porque perdi uma filha com câncer e sabia que não poderia ficar chorando, mas podia ajudar alguém. Em 2005 ao me tocar eu descobrir um nódulo que foi diagnosticado como benigno, mas mesmo assim fiz a cirurgia para retirar o nódulo e daí se descobriu que era maligno. Fiz radioterapia e quimioterapia e um ano depois estava curada. Eu tive muita fé e sabia que ia passar bem por essa. Agora eu continuo ajudando outras mulheres e até falando sobre a minha experiência de vida”, relata.

Gildete Menezes participa do Grupo do Posto Sinhazinha e participou com muita animação da caminhada. "Estamos para levar informação as mulheres e uma forma delas saberem que não estão sozinhas. elas precisam se cuidar para detectar cedo o cancer", diz.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais