Carnaval: Imunização contra febre amarela deve ser feita até hoje

0

As pessoas que irão viajar neste carnaval para as regiões do país consideradas como áreas de risco de contaminação por febre amarela devem fazer a vacinação até esta terça, 19. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para efetivarem a imunização. Confira outros cuidados.

A vacinação contra a febre amarela é feita o ano inteiro, mas como essa não é uma vacina de rotina, ela é uma vacina para viajantes que irão para as áreas de risco, colocamos à disposição da população oito unidades de saúde para fazer a imunização. É bom lembrar que essa é uma vacina de dose única, portanto, quem já fez a vacina em algum momento da sua vida, não precisa fazer novamente”, explica Ilziney Simões, coordenadora do Programa de Imunização e Doenças Imunopreviníveis da SMS.

Para fazer a imunização é preciso procurar uma das unidades de saúde que disponibiliza a vacinação e comprovar a ida para áreas de risco. Gestantes, pessoas com doenças autoimunes, portadores de HIV e pessoas alérgicas a ovo não poderão ser vacinados contra febre amarela. Maiores de 60 anos devem apresentar declaração médica liberando a vacinação.

UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que disponibilizam a vacina são: Dona Sinhazinha, no bairro Grageru (às quartas e sextas-feiras); Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos (às segundas e quintas); Joaldo Barbosa, no bairro América (às terças e quartas); Augusto César Leite, no Conjunto Santa Tereza (às segundas e quartas); Maria do Céu, no Centro (às terças e sextas); José Machado de Souza, no Santos Dumont (às segundas e terças); Lauro Dantas Hora, no Bugio (às quartas e sextas), e na Celso Daniel, no Conjunto Padre Pedro (às segundas e quintas)

Áreas de Risco

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) as áreas de risco de contaminação pelo vírus da febre amarela são: na região Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; no Nordeste Bahia, Maranhão e Piauí ; no Centro-Oeste Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ; Sudeste- Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo e no Sul são os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

por karla Pinheiro

Comentários