Como descartar corretamente sua máscara de proteção contra o Covid-19

0
Se descartadas de forma errada, máscaras podem infectar outras pessoas (Foto: Freepik)

O alto risco de contágio do Covid-19 (coronavírus) trouxe um alerta recente para o lixo que é descartado nas residências e tem contato direto com os catadores de produtos recicláveis. Apesar desses profissionais trabalharem com luvas e máscaras, autoridades não descartam o risco de transmissão do vírus, em caso de levar as mãos infectadas ao olho, por exemplo.

Para diminuir os riscos, algumas cidades do país adotaram, por exemplo, uma quarentena para o lixo reciclável. Em Curitiba, nos barracões de lixo reciclável, catadores precisam esperar 72h para manusear o lixo – tempo máximo de sobrevida do vírus em superfícies.

O que a Organização Mundial de Saúde tem dito é que dentro de casa, uma postura de maior responsabilidade no descarte do lixo pode diminuir esse risco de contágio do Covid-19. Luvas e máscaras, sejam descartáveis ou de panos, devem ser colocadas em sacolas plásticas bem amarradas (se possível duas), antes de serem descartadas em lixo fechado. Outra recomendação é descartá-las no lixo do banheiro, considerado lixo comum e que, naturalmente, não atrai o interesse de catadores de recicláveis.

Por Ícaro Novaes

Comentários