Criança recupera audição após cirurgia inovadora no HU

Luciele e fonoaudiólofa momentos antes de voltar a ouvir (Foto: Portal Infonet)

Uma nova tecnologia da medicina foi responsável por um momento de emoção no Hospital Universitário (HU) na tarde desta sexta-feira, 21. A pequena Luciele Santos Souza, de apenas 10 anos e natural do município de Macambira, recuperou a audição sete anos após perdê-la totalmente. O resultado só foi possível graças ao implante do aparelho coclear, realizado no mês passado, e posterior ativação, através de comandos elétricos realizados pela equipe médica.

Após ativar o aparelho, a garota reagiu com o sorriso: nesse momento ela passava a ouvir todo e qualquer ruído na sala médica. O momento foi de muita emoção para a mãe e a tia, que a acompanhavam. Para a equipe médica, composta pelo otorrinolaringologista Ronaldo Carvalho e duas fonoaudiólogas, o processo agora é de reeducar auditivamente a paciente. “Nesse caso, ela já tem uma memória auditiva. Então o procedimento é reeducar esse processo auditivo para que ela possa codificar e relembrar cada ruído ou palavra”, explicou Ronaldo.

A grande novidade em questão é que Sergipe é o primeiro estado do eixo Norte-nordeste a oferecer esse tipo de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com Ronaldo, já há uma fila de espera, mas também reitera os casos considerados prioridade. “Desde que publicada a portaria pelo Ministério da Saúde autorizando esse tipo de procedimento aqui em nosso Estado, já se começou a formar uma fila de espera. A prioridade será para aqueles casos em que crianças nascem totalmente surdas. Até os três anos é a fase de desenvolvimento e maturação da audição, então se criança não ouve nesse período, terá uma sequela grande na fala. Queremos intervir com prioridade nesses casos”, explicou.

Equipe médica responsável pela cirugiar a acompanhamento do caso de Luciele

A tia, Maria, quase não teve palavras para falar: "Estou muito feliz"

A mãe da primeira paciente também é deficiente auditiva. Ela será a próxima a passar pelo procedimento. A tia de Luciele, Maria dos Santos, quase não teve palavras diante o sorriso da sobrinha que voltava a ouvir depois de tanto tempo. “Estou muito feliz. Tudo muda agora. Ela já está sentindo o quanto é bom [ouvir]”, disse.

Por Ícaro Novaes  e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais