Sergipe conta com somente 59 leitos de UTI para Coronavírus

O Estado de Sergipe conta atualmente com 59 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) disponíveis para pacientes com Covid-19, em toda a rede hospitalar pública e privada. E com 133 leitos clínicos para retaguarda,- que são os reservados para observação, estabilização e enfermaria dos pacientes. Esses dados oficiais foram repassados pela Secretaria de Saúde de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju atendendo a solicitação do Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) e Ministério Público de Sergipe (MP/SE)

Com este panorama, o MPF, MP, somados ao Ministério do Trabalho (MPT) voltam a solicitar a necessidade de isolamento social em todo o Estado. E alertam que apenas com a realização de testagem ampla e estudos de cenário sobre o número de internações no pico da epidemia é possível saber se a estrutura de saúde de Sergipe atenderá a demanda de pacientes com a doença.

A nota também ressalta que não são informadas as datas do fim do processo de expansão da rede de saúde e que mais de 80% da população sergipana não possui plano de saúde. Fatores que podem a vir implicar na sobrecarga do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) em Sergipe

Confira números oficiais:

Estado

Atualmente, somente 27 leitos de UTIs são existentes na rede hospitalar pública do Estado de Sergipe para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19, adultos e pediátricos. São eles: 11  no Hospital de Urgência de Sergipe, 10 no Hospital Universitário de Lagarto, 01 no Hospital Regional de Itabaiana e 05 no Hospital de Cirurgia. E a quantidade de leitos clínicos  para atendimento dos pacientes com Covid-19 somam 134.

Aracaju

O município de Aracaju informou que conta, atualmente, com 27 leitos clínicos de retaguarda, destinados para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com a Covid-19.  Em ofício, também informa que a previsão é que esse número será ampliado em mais 152 leitos clínicos através da construção de um hospital de campanha.

Privados

Já a rede hospitalar privada (Hospital Renascença, Unimed e Hospital São Lucas) oferta no presente momento 32 (trinta e dois leitos) leitos de UTIs exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Quanto aos leitos clínicos são atualmente 61 (sessenta e um) destinados para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais