Os profissionais do Hospital Universitário de Sergipe (HU) receberão tutoria (acompanhamento) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para implementação do transplante renal na unidade de saúde. A tutoria dos profissionais é uma das fases do processo de habilitação exigidas pelo Ministério da Saúde. Com isso, Sergipe pode voltar a realizar transplantes renais.
A tutoria é resultado de uma visita técnica realizada entre os dias 10 e 11 de setembro por técnicos do hospital Israelita Albert Einstein, à Central de Transplantes de Sergipe e de órgãos competentes para habilitação do HU/SE para implantação do serviço de transplante renal. O hospital foi considerado apto pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o médico Antônio Alves Júnior, presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HU/SE, a relação com os nomes dos profissionais já foi encaminhada ao Ministério da Saúde. “A primeira fase da habilitação é o envio do nome dos nossos profissionais, isso nós já fizemos, estamos aguardando que o Ministério da Saúde nos passe o cronograma e as datas da tutoria”, explica.
Cobrança
Na terça-feira, 8, o vereador Seu Marcos esteve no Ministério Público, na promotoria de saúde, cobrando do órgão respostas sobre o envio da lista dos funcionários do HU para treinamento. O vereador entende que é inadmissível Sergipe ter um hospital apto a realizar os transplantes e perder a oportunidade de voltar a realizar o procedimento em Sergipe.
“Já são sete anos sem realizar um transplante em Sergipe. Aracaju é a única capital do país que não realiza transplantes e são muitas pessoas fazendo hemodiálise, precisando fazer um transplante de rim. Estivemos no Ministério Público, que já tem ações ajuizadas para que o Estado volte realizar os transplantes, para pedir que o promotor Manoel Machado cobre essa demanda do HU, porque nosso receio é que o prazo dado pelo Ministério da Saúde seja finalizado e pela segunda vez Sergipe perca essa oportunidade”, explica o parlamentar.
O HU/UFS, ratifica que não há pendências, por parte do hospital, referentes ao início da tutoria no Hospital Israelita Albert Einstein visando à implementação do transplante renal no HU/UFS, e afirma que todos os trâmites que dependem da unidade de saúde foram cumpridos. Para confirmar a informação, o HU-UFS esclarece que no último dia 8 recebeu do hospital Albert Einstein comunicado oficial, cujo trecho segue abaixo:
“Prezados candidatos ao projeto de tutoria de rim do Hospital Universitário de Sergipe, é com grande satisfação que informamos que vocês foram contemplados para realização da tutoria de transplante de rim, via indicação pela Secretaria de Saúde do Estado e Central Estadual de Transplantes de Sergipe em parceria com Programa de Transplantes do Hospital Albert Einstein, via PROADI-SUS”.
Por Karla Pinheiro
*matéria alterada às 11h11 do dia 10/10 para acréscimo de informações do HU/UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B