Funcionários da saúde promovem ato por recomposição salarial

Manifestação ocorreu em frente ao Palácio dos Despachos na manhã desta terça-feira, 08. (Foto: Ascom/Sintasa)

Manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizaram na manhã desta terça-feira, 8, um ato público em frente ao Palácio dos Despachos, em Aracaju.

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a manifestação ocorreu para cobrar a recomposição salarial dos servidores da saúde. “Hoje foi uma paralisação de 24 horas, cobrando recomposição salarial dos servidores, revisão dos planos de carreira e a questão dos servidores que recebem ainda R$ 1.045. Convocamos todos os servidores para agregar, pois é uma pauta de todos os servidores”, disse Augusto.

O ato ocorreu das 7h às 10h e contou com a participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

SES

A Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com a Fundação Hospitalar de Saúde divulgou uma nota em que afirma que há avanços nas tratativas sobre o acordo de trabalho. O comunicado também destaca que a recomposição salarial dos servidores está sendo tratada pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD).

Segue a nota da SES na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) reafirmam que há grande avanços nas tratativas relacionadas ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para diversas categorias da Saúde.

Quanto a recomposição salarial e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), os temas estão na fase do cálculo de impacto financeiro, sendo tratados pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD). Assim que o estudo for concluído será apresentado e discutido com os sindicatos.

Também há avanços quanto às gratificações dos estatutários administrativos. A minuta do Projeto de Lei está na fase final de elaboração para envio a Superlegis.

No tocante ao pleito de unificação da jornada em 30 horas semanais, a Fundação Hospitalar de Saúde esclarece que existe Projeto de Lei em trâmite no Congresso Nacional que trata do tema, sem haver, até o momento, consenso entre os legisladores.

No que concerne ao Plano de Emprego e Remunerações, existe no âmbito da Fundação Hospitalar de Saúde 02 (duas) comissões com o objetivo de garantir a revisão e efetiva implantação das progressões e promoções previstas no referido instrumento, conforme negociado no ACT.

A primeira comissão de avaliação de promoção por titulação garantiu aos empregados da fundação a análise de seus requerimentos e efetiva promoção por ocasião de titulação.

A segunda comissão destina-se a Revisão do PER, que atualmente está dedicada à atualização das suas disposições, em especial quanto ao manual de avaliação para possibilitar a implementação da progressão por mérito.

Secretaria de Estado da Saúde
Fundação Hospitalar de Saúde

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais