Gestante com risco de eclâmpsia denuncia demora para realizar parto

Grávida teme risco de eclâmpsia (Fotos: Portal Infonet)

Com histórico de pré-eclâmpsia, cólicas intensas e pressão arterial alta, uma grávida de cerca de 39 semanas de gestação está na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) tentando realizar o parto, mas sem sucesso. A denúncia foi feita pela própria gestante, Eunária Silva Cardoso, 28, e o esposo Josiel de Jesus Santos.

O problema de pressão fez com que a grávida fosse mais de cinco vezes à maternidade em busca de atendimento. Desde a semana passada, quando começou a ter as complicações e perder líquido amniótico, a paciente tenta realizar o parto. “Eu não iria estar aqui por nada. Terça-feira passada vim e a médica disse que se meu quadro de saúde permanecesse, voltasse para fazer o parto”, explicou. A gestante, que aguarda por Miguel, tem duas filhas de três e 12 anos. Na última gestação, o risco de eclâmpsia fez com que o parto precisasse ser induzido. “É por causa da minha pressão alta. Tenho medo de que tudo isso ocorra de novo”, explica.

Documento fornecido pela unidade de saúde em que a gestante fez o pré-natal

A paciente está com um laudo clínico da unidade de saúde em que vem sendo atendida. Além da pré-eclâmpsia, o documento relata que ela está com perda de líquido, diminuição dos movimentos fetais, e se queixa de cólicas intensas.

A eclâmpsia é caracterizada pela presença de convulsões tônico-clônicas generalizadas ou coma em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva, de acordo com o Ministério da Saúde. O problema pode ocorrer na gravidez, no parto
e no puerpério imediato.

Apesar do quadro de saúde, a MNSL informou, em nota, que a gestante “não está em trabalho de parto e não tem indicação de internação”. A maternidade ainda reforça que Eunária “já foi avaliada por dois médicos diferentes”. No laudo médico feito pelo hospital, consta uma gravidez de 37 semanas e não de 39, como informou o posto médico em que a gestante realizou o pré-natal.

Até a saída de nossa reportagem da maternidade, a gestante permanecia na recepção.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais