Ipesaúde disponibiliza vacina contra o HPV em mutirão do Outubro Rosa

(Foto: Ascom Ipesaúde)

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizará neste sábado, 7, um mutirão de promoção à saúde da mulher, com atendimentos em livre demanda em mastologia e ginecologia para as beneficiárias.

Segundo o instituto, os serviços vão além de consultas em prol da campanha do Outubro Rosa, uma vez que haverá conscientização sobre o câncer de colo do útero que é o terceiro mais comum entre as mulheres na América Latina, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Também serão disponibilizadas vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, durante toda manhã do evento que será realizado na sede do Ipesaúde na rua Campos 177, em Aracaju, no bairro São José, das 7h às 13h. O câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação e a ação intensificará a importância de manter a carteira atualizada.

De acordo com Fernanda Souza Pimentel Amorim, uma das enfermeiras responsável pela sala de vacinas do Instituto, a grande maioria das pessoas, no mundo inteiro, provavelmente serão infectadas por pelo menos um ou vários tipos de HPV no decorrer da sua vida.

“Só no Brasil é a quarta neoplasia maligna mais comum entre mulheres sendo superado apenas pelo câncer de pele, mama e colo retal, e a quarta causa de câncer em mulheres. Além do câncer do colo do útero, o HPV pode causar também câncer de vulva, vagina, ânus, orofaringe e de pênis, além de verrugas anogenitais e papilomatose de laringe nos dois sexos”, adverte a enfermeira.

Fernanda lembra que além do mutirão, a sala de vacinação do Ipesaúde permanece aberta de segundas às sextas-feiras no horário de 8h às 12h e de 13h às 15:30 para maiores informações sobre HPV e outras vacinas.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais