Paciente morre na viatura do Samu por demora no atendimento

Um paciente do sexo masculino, 69 anos, oncológico, passou mal em casa e veio a óbito dentro da ambulância do Samu na tarde desta quarta-feira, 15. De acordo com um profissional de Saúde que não quis se identificar por medo de represália, a ambulância teria passado na Unidade de Saúde do Nestor Piva, mas foi encaminhada sem atendimento para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Como o paciente também estaria com suspeita de Covid-19 e precisaria de uma área de isolamento, demoraram a aceitá-lo no Huse e ele veio a falecer sem atendimento.

A SES enviou nota à redação nesta noite explicando que a Central de Regulação de Urgência (CRU) foi acionada e que de acordo com informações repassadas pela família à CRU, o paciente também apresentava problemas respiratórios e febre, sintomas que poderiam identificar um caso de Covid-19.

Ainda segundo a SES, a CRU acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou para a ocorrência uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A orientação foi para levar o paciente ao Hospital Nestor Piva, devido à proximidade da sua residência, mas segundo a SES, a informação foi que a unidade não poderia recebê-lo por não ter disponível leito de isolamento. A SES disse ainda que foi feita a tentativa de acesso no Hospital Fernando Franco, onde também foi informado que não tinha leito naquele momento.

A SES  disse que que com o quadro de saúde agravado, o paciente precisou ser entubado dentro da viatura do SAMU, onde acabou vindo a óbito. Por ser um paciente suspeito para o Covid-19, e ser do grupo de risco, o corpo foi recolhido para o necrotério do Huse, onde será feita a coleta de amostras para a realização de testes

SMS

A  assessoria de comunicação da Secretaria de Municipal de Aracaju (SMS) informou que a viatura do Samu não passou pela Unidade Nestor Piva, que o hospital está vazio e que já atendeu outros pacientes com suspeita de Covid-19 esta tarde.

 

A matéria foi atualizada às 20h33 para acréscimo de nota enviada pela SES.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais