Profissionais do Ipesaúde chamam atenção para a saúde mental

Psicóloga do Ipesaúde, Andrea Rabelo (Foto: Ascom Ipesaúde).

Neste mês a saúde mental ganha destaque pela campanha Janeiro Branco, o movimento reforça o combate ao adoecimento emocional e joga luz na disseminação da cultura de saúde e qualidade de vida. Profissionais do Serviço de Atenção em Saúde Mental (SASM) do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) explicam a importância e dão dicas de práticas terapêuticas no dia a dia.

Por ser o primeiro mês do ano, janeiro convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, relações e objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. De acordo com a psicóloga do Ipesaúde, Andrea Rabelo, o começo de um novo ano é oportuno para renovar os votos consigo mesmo e com a vida. “Para ter uma vida qualificada precisa ter uma saúde mental adequada para poder lidar com suas próprias emoções, renovar os votos consigo mesmo para ter um ano novo com o equilíbrio, ou seja, é necessário seguir três pilares: pensar, sentir e agir”, ressalta.

Em 2023, a campanha destaca que “a vida pede equilíbrio” em meio a tantos desafios que exigem novas atitudes e habilidades para lidar com os novos comportamentos. A psicóloga Andrea acrescenta que é preciso sentir de forma presentificada, “o momento é aqui e agora, isto é, evitar os pensamentos antecipatórios e buscar ter uma vida equilibrada fazendo boas escolhas na alimentação, praticar atividades físicas, ter bons amigos, cultivar um propósito de vida e hobbies, e também viver com mais prazer”.

Aceitação é o primeiro passo

Saúde mental importa. Segundo o psiquiatra, Tone Rudson, o tema por muito tempo ficou em segundo plano e essa realidade tem mudado a cada ano, iniciativas como o Janeiro Branco são responsáveis por mais aceitação e por colocar o assunto em rodas de conversas.

“Um dos fatores que impactaram na valorização da saúde mental foram as políticas públicas, assim como a aceitação da família e do próprio paciente quanto ao transtorno mental. O SASM é consequência desta atenção devido ao serviço específico, por isso costumo dizer que os transtornos mentais são tão comuns quanto outras doenças e esse espaço é de extrema importância”, afirma.

O médico aborda que a mudança de perspectiva faz a diferença na maneira de lidar com a saúde. O que antes era escondido, hoje não mais, uma vez que é preciso prevenir para não ficar doente. O psiquiatra Tone Rudson incentiva a prática dos hábitos de vida saudável, tempo para lazer e para estar em família, pois a saúde do corpo depende diretamente do bem-estar psíquico.

O psiquiatra ressalta que no Ipesaúde atende a maior procura é dos beneficiários com a faixa etária entre 30 a 50 anos. “Quem tem problemas mentais precisa entender que eles existem, cuidar da saúde e compreender que não é frescura. Essas pessoas estão vulneráveis e precisam de ajuda, de acolhimento e não julgamento. Buscar tratamento já é difícil porque requer aceitação própria e exige daqueles que o cercam, há muitos relatos pelo preconceito que sofrem na família e locais de trabalhos. Por isso, não julgue, acolha”, chama a atenção.

A beneficiária Renata Caroline Machado, 24, é mãe de uma criança de nove meses e conta com o tratamento psicológico e psiquiátrico realizado no SASM há mais de um ano, devido a seu quadro de depressão e ansiedade. “No momento que eu precisei do Ipes, estava no fundo do poço e tive altos picos de ansiedade. Cheguei no início da minha gestação e estava desolada, só por conta dos profissionais do SASM que consegui me reerguer. 80% da mãe que sou hoje foi por conta do SASM, do Ipesaúde”, revela Renata.

Serviço

O SASM funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para marcação interna, ou seja, para o beneficiário que opta por utilizar o serviço próprio no SASM, que é realizado na sede, é necessário comparecer na recepção do setor para apresentação da solicitação médica e carteira do Ipesaúde.

No caso do beneficiário que deseja realizar consultas em psicologia nas clínicas credenciadas o procedimento é diferente. Deve realizar a retirada da guia mensal de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na recepção do Centro de Especialidades ou do SASM, e apresentar solicitação médica e carteira do Ipesaúde. A sede do Ipesaúde está localizada na Rua Campos, nº 177, Bairro São José, em Aracaju.

A lista com todas as clínicas que atendem as especialidades citadas pode ser acessada através do nosso site “Redes credenciadas”.

Fonte: Ascom Ipesaúde 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais