Semana do Aleitamento será encerrado com mamaço nesta sexta

O evento acontece a partir das 14 horas, no Parque da Sementeira (Foto: divulgação)

Encerrando a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe, será realizado nesta sexta-feira, dia 9, mais uma edição da Hora do Mamaço.

O evento acontece a partir das 14 horas, no Parque da Sementeira. Não apenas mães que amamentam seus bebês podem participar do Mamaço, mas pais, companheiros e companheiras, familiares e aqueles que apoiam e reconhecem a importância do aleitamento materno.

Este ano, a SMAM tem como tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. O Mamaço tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os benefícios do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e, se possível, pelo menos até o segundo ano de vida da criança, como orienta o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Realizado em Sergipe desde o ano de 2013, o Mamaço hoje é realizado em quase todos os estados do país, em dezenas de cidades e alguns países. Para a organizadora da primeira edição do evento em Sergipe, a jornalista Edjane Oliveira, responsável pelo blog Conversinha de Mãe, é gratificante ver como a causa do aleitamento materno tem ganhado visibilidade a cada ano que passa. “Nós começamos, em 2013, esse trabalho de formiguinha e vemos hoje diversos eventos, rodas de conversa, debates e palestras sobre a importância da amamentação, envolvendo não só as mulheres, mas companheiros e companheiras, familiares, colegas de trabalho, porque esta é uma causa que beneficia não só o bebê e a família, mas toda sociedade”, destacou.

Durante o evento no Parque da Sementeira, serão realizadas rodas de conversas com profissionais de saúde, depoimento de mães que amamentam sobre os benefícios e as dificuldades que encontraram no processo de amamentação e espaço para as crianças brincarem. O ponto alto é a hora da mamada coletiva. “O nosso objetivo é que a sociedade veja o quanto o aleitamento é benéfico, empoderar essa mulher para que ela saiba que ela consegue amamentar, que seu leite é o suficiente para alimentar e nutrir seu bebê exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida, mostrar que a família e a sociedade precisam estar envolvidas”, destacou a enfermeira e consultora em aleitamento materno Sílvia Atanásio, uma das organizadoras da SMAM em Sergipe.

O Mamaço conta com o apoio da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep), Universidade Tiradentes (Unit), Maternidade Santa Isabel, BabyCare Pré-natal, Conversinha de Mãe, Maternidade Santa Helena, Maternidade São José (de Itabaiana), Pediatria Com Amor e Mini Luxo.

Fonte: assessoria do evento 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais