SES leva Programa IST/Aids a evento tradicional em Socorro

Programa ocorre durante a tradicional de lavagem da escadaria da Igreja Matriz, em homenagem a Iemanjá (Foto: Flávia Pacheco)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, dando continuidade às ações de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) junto às lideranças das religiões de matriz africana participará, no próximo sábado, 2, às 8h, no município de Nossa Senhora do Socorro, do evento tradicional de lavagem da escadaria da Igreja Matriz, em homenagem a Iemanjá e a padroeira da cidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizando palestra e disponibilizando a Unidade Móvel para os testes rápidos.

Conforme informou o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, esse trabalho com os terreiros faz parte de um trabalho maior que é a prevenção junto à população negra e que será extensivo, também, para a população quilombola e para os índios. “Sábado teremos esse grande evento em Socorro que é a lavagem da escadaria da Igreja Matriz, oportunidade em que estarão presentes vários pais e mães de santo. Serão dois momentos, no início do evento, darei uma palavra sobre a Aids e a importância dessa parceria e, de lá, o público fará uma caminhada até a Prainha de Socorro onde estará a nossa Unidade Móvel esperando para disponibilizar os testes rápidos para os participantes. Quem realizará os testes é a equipe da Secretaria de Saúde de Socorro e nós vamos apoiar”, explicou Almir Santana.

Atualmente, há 7028 casos registrados de Aids no estado de Sergipe, sendo 368 de pessoas negras e 4312 de pardas. Sergipe foi um dos primeiros estados a fazer o alerta em relação à possibilidade da transmissão do HIV em práticas que envolvem cortes no corpo, por exemplo. “Não tenho dúvida de que é o primeiro evento no Brasil nesse estilo, que  trabalha com  terreiro, assim em massa, oferecendo o teste em um grande evento”, contextualizou.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais