Testes apontam grande circulação do coronavírus nos municípios de SE

Força Tarefa da Covid-19 realizou testagem em massa em cinco municípios (Foto: Força Tarefa Covid-19)

A Força Tarefa da Covid-19 coordenada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Governo de Sergipe e prefeituras municipais, conseguiu concluir a testagem em massa em metade dos municípios sergipanos selecionados  e verificou que a circulação do coronavírus nessas localidades é alta.

Ao todo, 10 municípios sergipanos que apresentam números expressivos de casos, óbitos e internações hospitalares provocados pela covid-19 serão testados.  Destes, cinco já receberam a testagem em massa e apresentaram altos índices de contaminação. São eles: Tobias Barreto, Simão Dias, Itabaiana, Barra dos Coqueiros e Laranjeiras.

Dos 723 testes realizados nos cinco municípios, 297 pessoas testaram positivo para a doença, sendo que 153 estão na fase aguda de contágio com o vírus. De acordo com professor Lysandro Borges, coordenador da Força Tarefa, a média de infectados nesses munícipios oscila entre 23% e 25%.

“Os resultados das testagens até o momento, revelam uma alta circulação do vírus nos municípios que já estivemos. Em relação aos anticorpos, temos registrados uma baixa taxa do anticorpo IGG, que o anticorpo de memória que mostra que a pessoa já teve covid e já está recuperado, e uma alta taxa do IGM, que é o anticorpo de fase aguda de contágio com o vírus. Isso indica três coisas principais: a interiorização da pandemia em Sergipe, a alta circulação do vírus e , principalmente, que a maioria das pessoas testadas são assintomáticas”, aponta.

Ao todo 10 municípios sergipanos com maior quantidade de casos, óbitos e internações foram selecionados para a testagem em massa (Foto: Força Tarefa Covid-19)

O professor Lysandro explica que o principal objetivo da testagem em massa é identificar as pessoas assintomáticas, isolar essas pessoas e evitar a proliferação do vírus. “Por não sentirem nada, esses assintomáticos acabam contaminando outras pessoas que podem ter o agravamento da doença e a necessidade de internação em UTI. A testagem em massa tem essa importância para mapeamento dos municípios, mas principalmente o diagnóstico rápido das pessoas assintomáticas e a orientação de que as mesmas fiquem em casa”, ressalta.

Testagem em massa

Os testes que estão sendo realizados na população, durante a testagem em massa nos municípios, são testes antigênicos e o resultado fica pronto em 15 minutos.

“Ad Prefeituras, que são ótimas parcerias, estão fornecendo os médicos que atuam nos gripários e eles atendem esses pacientes diagnosticados, isolam e monitoram. É uma ação de extrema importância porque faz com que o paciente seja rapidamente diagnosticado, sem precisar aguardar o prazo de liberação do RT-PCR, que é o padrão ouro do diagnóstico, e também ajuda a desafogar o Lacen que está sobrecarregado com as testagens. Então, os testes antigênicos vieram para ficar e é uma excelente ferramenta para continuarmos lutando na pandemia”, conclui prof. Lysandro.

Cronograma

Os próximos municípios que receberão as equipes da Força Tarefa Covid-19 para testagem em massa são:

Dia 28 de junho – São Cristóvão

Dia 30 de junho – Nossa Senhora da Glória

Dia 1º de julho – Lagarto

Dia 5 de julho – Estância

Dia 6 de Julho – Nossa Senhora do Socorro.

 

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais